O SUV premium EQB é um dos modelos da Mercedes-Benz que teve a renovação mais rápida de sempre, embora sejam poucas as alterações estéticas face ao modelo que substitui. O mesmo não se pode dizer no capítulo tecnológico nem da autonomia que já oferece um alcance bastante decente de aproximadamente 400 quilómetros em condições reais.
O Mercedes-Benz EQB não será propriamente conhecido por oferecer uma capacidade de aceleração ao nível um supercarro, na verdade não vai além dos 8,9 segundos nos 0 aos 100 km/h na versão 250+ , mas este SUV detém o curioso recorde de ter sido um dos modelos da marca alemã a receber uma das mais céleres renovações de sempre: apresentado em 2021 como modelo de 2022, teve a sua primeira atualização no último trimestre de 2023 como modelo de...2024.
Com comprimento exterior de 4,68 metros e opção de sete lugares, este SUV premium constitui a versão elétrica do Mercedes-Benz GLB, com o qual partilha a plataforma MFA II, que serve a atual geração de modelos compactos da Mercedes-Benz.
A plataforma MFA II foi, no entanto, adaptada para receber uma linha motriz elétrica, que na versão EQB 250+, inclui uma motorização que desenvolve uma potência de 140 kW (190 cv), transmitida às rodas dianteiras.
O motor elétrico recebe energia oriunda de uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 70,5 kWh, que anuncia uma autonomia de 469 km em WLTP. Contudo, em condições normais será mais realista esperar por um alcance máximo de 448 km e mínimo de 293 km, dependendo naturalmente do tipo de utilização e da pressão do pé sobre o pedal do acelerador.
Exterior desportivo
Em termos de imagem, a atualização do Mercedes-Benz EQB pode ser considerada relativamente discreta, com este modelo a receber pouco mais do que uma grelha frontal escurecida com a estrela em destaque, além de uma faixa luminosa fina a unir as duas ópticas.
O pára-choques apresenta uma forma mais aerodinâmica para melhorar a eficiência energética, enquanto os farolins traseiros surgem com um design interior mais elaborado.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-250_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_006.jpg]A versão AMG Line, correspondente à unidade ensaiada, distingue-se da restante gama pela grelha do radiador preto com padrão Mercedes-Benz em cromado brilhante, revestimentos laterais em preto granulado com inserções decorativas cromadas, jantes de liga leve de cinco raios duplos AMG de 18" e apontamento de estilo AMG.
Sete lugares em opção
A distância entre-eixos de 2,83 metros permite disponibilizar um amplo espaço no habitáculo para quatro ocupantes, mas já o quinto viaja mais apertado, com a segunda fila a apresentar uma disposição tipo anfiteatro. Nesta configuração, a bagageira oferece uns generosos 495 litros que podem ser ampliados até aos 1170 litros com o rebatimento dos assentos traseiros.
O EQB 250+ oferece ainda a possibilidade de acomodar mais dois passageiros numa terceira fila opcional de dois bancos (1050 €), os quais se encontram perfeitamente integrados no piso e de fácil montagem. Nesta configuração de sete lugares, o espaço para os joelhos dos passageiros fica muito limitado, enquanto a bagageira quase desaparece.
Por sua vez, o painel de bordo, com elementos decorativos retroiluminados com padrão de estrela, é dominado por um ecrã duplo panorâmico digital - painel de instrumentos e central, ambos com 10,25" - que cria a impressão de um ecrã largo que aparenta flutuar.
AMG Line
O interior conta com costuras decorativas no painel de instrumentos e na linha de cintura, bem como um volante desportivo multifunções em pele napa com design de três raios duplos - achatado na parte inferior, com perfuração na zona da pega e painéis de controlo táteis, que continuam a não ser muito práticos, já que é fácil alterar inadvertidamente o grafismo quando se está a manobrar o volante.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_008.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_009.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_010.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_011.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria_012.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Mercedes-Benz-EQB-250_galeria-destaque.jpg]O EQB 250+ recebe a mais recente versão do sistema MBUX, que pode ser operado no ecrã central, nos painéis de controlo tátil no volante ou através do assistente de voz "Olá, Mercedes". O sistema de informação e comunicação foi revisto no software e passou a ser mais rápido.
Na versão AMG Line, o conforto dos ocupantes é reforçado com bancos desportivos com apoio de cabeça ajustável, estofos em pele sintética com costura decorativa dupla em vermelho. Os difusores de ventilação em prata cromada, o aro de ventilação em preto brilhante e os pedais AMG em aço inoxidável escovado com saliências em borracha sublinham o aspeto desportivo desta variante.
Comportamento equilibrado
A posição de condução é relativamente elevada, como é habitual nos SUV, beneficiando não só a visibilidade exterior como também o acesso aos comandos, quer no volante multifunções, quer da climatização, no meio da consola central.
O motor elétrico síncrono, com 190 cv (140 kW) de potência e 350 Nm de binário, revela uma boa capacidade de resposta, não tendo dificuldades em fazer deslocar com suavidade os 2105 kg deste veículo.
LEIA TAMBÉM
Mais potência e autonomia. Peugeot e-208 anuncia evolução tecnológica para 2023
À semelhança de muitos elétricos, o EQB 250+ oferece uma forte aceleração até aos 80 km/h, mas a partir daí perde algum fulgor, independentemente do modo de condução (Eco, Comfort, Sport).
A estrutura e a afinação da suspensão filtra eficazmente as irregularidades do piso, contribuindo para um elevado conforto a bordo. O isolamento acústico também é bastante bom, o que se traduz numa ausência quase total de ruído, quer seja de origem aerodinâmica, quer seja do rolamento.
Três níveis de regeneração
Para otimizar o consumo de energia, que no ensaio foi de 15,7 kWh/100 km - o que se traduz num custo de 5,82 euros em carregamento normal num posto público -, o SUV elétrico compacto da Mercedes-Benz oferece um sistema de regeneração da travagem com três níveis - Normal, Forte e Máxima - selecionáveis através de patilhas atrás do volante.
Após esgotada a carga, a bateria pode recuperar entre 10% a 80% da capacidade em corrente contínua num posto com potência máxima de 100 kW em até 35 minutos ou em corrente alterna a 11 kW, sendo necessárias 7h25m para uma carga completa.
A tomada de carregamento está localizada atrás da porta traseira direita, posição que em muitos postos rápidos pode nos postos de rápidos obrigar a algumas manobras para colocar o EQB no lado da mangueira, a qual normalmente não é lá muito comprida.
Veredicto
A relação preço-equipamento é um dos argumentos do EQB 250+, que está disponível a partir de de 56 400 euros, pouco mais do que a versão diesel comparável do GLB de tração dianteira, com motorização de 150 cv, a qual é proposta a partir de 54 700 euros.
Com mais de 16 800 euros em opcionais presentes na unidade ensaiada - Pack AMG Advanced Plus, Confort Keyless-Go, Espelhos, AMG Line, Night) - o valor final fa fatura deste EQB 250+ AMG Line eleva-se para os 73 200 euros, mas esse será preço a pagar por uma imagem de cariz mais desportivo.
A avançada tecnologia a bordo, a qualidade de construção e dos materiais, o conforto, a autonomia real superior a 400 quilómetros, são outros pontos a favor deste SUV premium da Mercedes-Benz.
Mercedes-Benz EQB 250+ Edition AMG Line
Preço 56 4000 € (73 200€ versão ensaiada)
Motor Elétrico (1)
Potência 140 kW (190 CV)
Binário 385 NM
Transmissão Auto, 1 vel
Tração Dianteira
Comp./Larg./Alt. 4,68/1,/1,83/1,69 M
Dist. entre eixos 2,83 M
Peso 2105 kg
Bagageira 495 - 1710 l
Acel 0-100 km/h 8,9 s
Vel Max 160 km/h
Consumo WLTP 17,3 (15,7*)kWl/100 km
Emissões 0 g/km
Capacidade bateria 70,5 kWh
Autonomia elétrica 469 km (448 km*)
Tempo de carga 7h25m (11 KW) 35 minutos até 80%
IUC 0,00€
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
- Conforto
- Autonomia
- Imagem
NÃO GOSTÁMOS
- Capacidade mala
- Espaço terceira fila
- Bancos ajuste manual