O Mercedes-Benz EQA já foi revelado oficialmente e passa a ser o SUV elétrico mais pequeno e acessível da marca de Estugarda. Com motor elétrico de 140 kW (190 cv), tração dianteira e bateria de 66,5 kWh anuncia uma autonomia de 426 km em ciclo WLTP.
A Mercedes-Benz apresentou oficialmente o novo EQA, que passa a ser o SUV elétrico mais pequeno da marca alemã e o modelo de entrada na gama EQ.
Baseado no Mercedes-Benz GLA, o novo EQA faz a estreia na versão EQA 250, que utiliza um motor elétrico a potência de 190 cv de potência e o binário de 375 Nm para as rodas dianteiras, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio de 66,5 kWh.
A marca alemã refere que ainda não concluiu a homologação do ciclo de testes em WLTP, mas aponta uma estimativa de 426 quilómetros para a autonomia com um único carregamento.
LEIA TAMBÉM
Com 190 cv mas ainda sem autonomia. Crossover Mercedes EQA mostra interior
O novo Mercedes-Benz EQA integra todos os equipamentos de destaque do seu modelo irmão GLA e combina-os com uma cadeia cinemática elétrica extremamente eficiente. Com uma potência de 140 kW (190 cv), o EQA 250 demonstra como a marca da estrela perspetiva a mobilidade elétrica personalizada para as mais diversas necessidades dos grupos de clientes-alvo jovens e urbanos.
Após o lançamento de mercado, seguir-se-ão outras versões de potência com até mais de 200 kW, bem como uma variante de tração integral com uma autonomia superior a 500 km em ciclo WLTP.
Sistema de navegação inteligente
A Mercedes-Benz garante que dos pontos fortes do EQA é a sua fácil utilização quotidiana, graças a um sistema de navegação de série com a Electric Intelligence, que calcula o percurso mais rápido até ao destino.
Com base em contínuas simulações de distância, são consideradas as paragens necessárias para carregamento, bem como vários outros fatores como a topografia e a meteorologia. Estas funcionalidades tornam mais fácil a mudança para a mobilidade elétrica para todos os condutores que decidiram adquirir um modelo totalmente elétrico.
O equipamento de assistência à condução inclui, de série, os sistemas de manutenção na faixa de rodagem e de travagem de emergência, enquanto o Driving Assistance Package disponibiliza um conjunto adicional de funções de alerta e assistência, incluindo um dispositivo que deteta quando um peão se encontra próximo de uma passadeira.
A dotação de série do EQA 250 de lançamento inclui assistente de máximos, comando elétrico da bagageira, jantes de liga leve de 18 polegadas, iluminação ambiente com 64 cores, câmara de márcha-atrás, apoio lombar de quatro posições nos bancos de luxo.
O preço de lançamento no mercado alemão é de 47.541 euros, estando a comercialização prevista para a primavera deste ano.