Mercedes-Benz eEconic com produção agendada para 2022

A Daimler Trucks anunciou a produção do Mercedes-Benz eEconic para o segundo semestre de 2022. Com três eixos e peso bruto de 27 toneladas...

A Daimler Trucks anunciou a produção do Mercedes-Benz eEconic para o segundo semestre de 2022. Com três eixos e peso bruto de 27 toneladas, as primeiras versões destinam-se a recolha de resíduos e outras aplicações municipais.

A Daimler Trucks vai iniciar a produção em série do Mercedes-Benz eEconic no segundo semestre de 2022 na fábrica de Wörth, na Alemanha. Vocacionado para operações de recolha de resíduos sólidos e outras aplicações municipais, este camião elétrico poderá efetuar a esmagadora maioria das suas tarefas diárias sem ter de recarregar durante o seu percurso e será neutro em termos de emissões locais de dióxido de carbono.

O Mercedes-Benz eEconic será proposto inicialmente com peso bruto de 27 toneladas e com uma configuração de eixos 6x2 NLA. Tal como sucede com o eActros, o centro tecnológico do eEconic é a linha motriz elétrica, que inclui um eixo elétrico com dois motores elétricos e uma transmissão de duas velocidades.

A bateria do eEconic contará com três módulos, cada um com 105 kWh de capacidade. Os motores elétricos desenvolvem uma potência em contínuo de 330 kW e máxima de 400 kW. Além disso, o sistema de regeneração permite recuperar energia elétrica durante as desacelerações e as travagens, o que constitui uma grande vantagem na operação de recolha de resíduos com frequentes paragens e arranques. No final do serviço, as baterias podem ser carregadas no centro de recolha em postos com uma potência até 160 kW.

Cabina "DirectVision"

As principais caraterísticas do Econic convencional foram aproveitadas para o eEconic, incluindo o amplo pára-brisas da cabina "DirectVision" que em combinação com a baixa posição de condução assegura um contacto visual direto com os outros utilizadores da estrada e proporciona uma excelente visibilidade.

Por outro lado, o acesso a esta cabina espaçosa para quatro ocupantes é assegurada por um piso rebaixado. Em operação urbana, a linha motriz elétrica do eEconic não só assegura uma condução com emissões neutras, mas também um baixo nível de ruído. 

O Mercedes-Benz eEconic está a ser sujeito às últimas fases de desenvolvimento, designadamente em termos de segurança, performance e durabilidade. Além disso, os engenheiros da Daimler Trucks também efetuaram testes ao comportamento das baterias e da linha motriz elétrica, quer no versão, quer no inverno, quer no verão. 

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eActros. Camião elétrico começa a ser produzido no outono

O veículo também foi objeto de testes adicionais para avaliar o ruído e a compatibilidade eletromagnética.

Antes do início da produção em série a partir do segundo semestre de 2022, o Mercedes-Benz eEconic passará por uma fase de testes em clientes, em condições reais de operação.