Mercedes-Benz eCitaro G. Versão articulada elétrica estreia baterias sólidas em autocarros

A Daimler Buses anunciou a comercialização do Mercedes-Benz eCitaro G, um autocarro elétrico com bateria até 441 kWh e capacidade até 146 passageiros.

A Daimler Buses anunciou a comercialização do Mercedes-Benz eCitaro G, um autocarro articulado elétrico com bateria sólida até 441 kWh e capacidade para até 146 passageiros.

A Daimler Buses reforçou a sua oferta de autocarros elétricos com o novo Mercedes-Benz eCitaro G, a variante articulada de pesados de passageiros da marca de Estugarda.

Com uma capacidade para transportar até 146 passageitos, o novo Mercedes-Benz eCitaro G vai ser o primeiro autocarro a ser disponibilizado, em opção, com a nova geração de baterias sólidas de iões de lítio NMC.

A nova tecnologia de baterias sólidas permitirá aumentar a capacidade de 292 kWh até 441 kWh (com sete módulos), o que se traduzirá numa maior autonomia deste autocarro elétrico.

Entre as vantagens apontadas para esta nova tecnologia destacam-se a maior densidade energética e uma via útil mais longa, graças à utilização destas baterias de polímero de lítio.

A versão articulada do autocarro urbano da Mercedes-Benz passa a estar disponível com sistema de propulsão elétrico e estreia a tecnologia de baterias sólidas
A versão articulada do autocarro urbano da Mercedes-Benz passa a estar disponível com sistema de propulsão elétrico e estreia a tecnologia de baterias sólidas

A nova tecnologia recebeu a designação de baterias sólidas porque o eletrólito líquido utilizado anteriormente se encontra agora num estado sólido. Além disso, este tipo de bateria não utiliza matérias-primas como cobalto, níquel e manganésio.

LEIA TAMBÉM
Primeira carreira de autocarros elétricos em Lisb
oa

As novas baterias sólidas também estão melhor preparadas para receberem cargas rápidas ou intermédias do que as baterias tradicionais de iões de lítio, possibilitando o seu carregamento em modo rápido na estação de recolha durante as interrupções da operação nos períodos fora de ponta ou durante a carreira. Por esse motivo, a Mercedes-Benz vai disponibilizar as duas opções de bateria no eCitaro G.

Versões com fuel-cell em 2022

Com a introdução do Mercedes-Benz eCitaro G, a Daimler Buses prossegue a sua estratégia de reforço da sua oferta de eletromobilidade nos autocarros urbanos, baseada na inovação e liderança tecnológica.

A capacidade do Mercedes-Benz eCitaro G pode chegar aos 145 passageiros
A capacidade do Mercedes-Benz eCitaro G pode chegar aos 145 passageiros

A marca alemã adianta que já recebeu encomendas para 60 unidades do novo Mercedes-Benz eCitaro G, efetuadas por clientes de seis cidades europeias. As primeiras unidades deverão ser entregues ainda este ano.

O próximo passo vai passar pelo aumento da disponibilidade operacional do eCitaro e do eCitaro G, a partir de 2022, com a introdução de um sistema de célula de combustível (fuel-cell) como extensor de autonomia. Esta tecnologia vai eliminar a necessidade de carregamentos intermédios e a necessidade de uma infraestrutura complexa.