A Daimler Buses anunciou a comercialização do Mercedes-Benz eCitaro G, um autocarro articulado elétrico com bateria sólida até 441 kWh e capacidade para até 146 passageiros.
A Daimler Buses reforçou a sua oferta de autocarros elétricos com o novo Mercedes-Benz eCitaro G, a variante articulada de pesados de passageiros da marca de Estugarda.
Com uma capacidade para transportar até 146 passageitos, o novo Mercedes-Benz eCitaro G vai ser o primeiro autocarro a ser disponibilizado, em opção, com a nova geração de baterias sólidas de iões de lítio NMC.
A nova tecnologia de baterias sólidas permitirá aumentar a capacidade de 292 kWh até 441 kWh (com sete módulos), o que se traduzirá numa maior autonomia deste autocarro elétrico.
Entre as vantagens apontadas para esta nova tecnologia destacam-se a maior densidade energética e uma via útil mais longa, graças à utilização destas baterias de polímero de lítio.
A nova tecnologia recebeu a designação de baterias sólidas porque o eletrólito líquido utilizado anteriormente se encontra agora num estado sólido. Além disso, este tipo de bateria não utiliza matérias-primas como cobalto, níquel e manganésio.
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As novas baterias sólidas também estão melhor preparadas para receberem cargas rápidas ou intermédias do que as baterias tradicionais de iões de lítio, possibilitando o seu carregamento em modo rápido na estação de recolha durante as interrupções da operação nos períodos fora de ponta ou durante a carreira. Por esse motivo, a Mercedes-Benz vai disponibilizar as duas opções de bateria no eCitaro G.
Versões com fuel-cell em 2022
Com a introdução do Mercedes-Benz eCitaro G, a Daimler Buses prossegue a sua estratégia de reforço da sua oferta de eletromobilidade nos autocarros urbanos, baseada na inovação e liderança tecnológica.
A marca alemã adianta que já recebeu encomendas para 60 unidades do novo Mercedes-Benz eCitaro G, efetuadas por clientes de seis cidades europeias. As primeiras unidades deverão ser entregues ainda este ano.
O próximo passo vai passar pelo aumento da disponibilidade operacional do eCitaro e do eCitaro G, a partir de 2022, com a introdução de um sistema de célula de combustível (fuel-cell) como extensor de autonomia. Esta tecnologia vai eliminar a necessidade de carregamentos intermédios e a necessidade de uma infraestrutura complexa.