O novo Mercedes-Benz eCitan já está disponível em Portugal nas versões Standard e Longo e os preços já são conhecidos. Além do furgão também está em comercialização da variante de passageiros, mas apenas na versão Standard. Primeiras unidades chegam no verão.
A Mercedes-Benz Vans Portugal anunciou o início da comercialização do furgão elétrico compacto que está disponível em dois comprimentos de carroçaria - Standard (4,5 metros) e Longo (4,92 m). A variante de passageiros eCitan Tourer também pode ser encomendada, mas apenas na versão Standard, já que o Longo só surgirá mais tarde.
A linha motriz do Mercedes-Benz eCitan compreende um motor elétrico de 90 kW (122 cv), uma caixa de uma relação e uma bateria de iões de lítio com 45 kW de capacidade, que permite percorrer, dependendo da versão, entre 280 km a 284 km em ciclo WLTP. O consumo médio de energia anunciado é de aproximadamente 19 kWh/100 km.
O Mercedes-Benz eCitan pode recuperar entre 10% e 80% do nível de carga da bateria num posto de corrente contínua de 80 kW em cerca de 38 minutos. O furgão elétrico compacto da marca alemã também pode ser carregado em corrente alterna, estando equipado, de série, com um carregador de bordo de 11 kW e, em opção, de 22 kW.
Como a bateria está instalada por baixo do piso do compartimento de carga à frente do eixo traseiro, isto significa que o volume útil é idêntico ao Citan de combustão, de 2,9 m3 na versão curta e 3,7 m3 na longa. A capacidade de carga é de 544 kg e de 722 kg, respetivamente.
Duas linhas de equipamento
Os novos eCitan Furgão e Tourer estão são propostos nas linhas de equipamentos Base e Pro. Esta última recebeu algumas atualizações visuais e oferece ainda mais funcionalidades. Por exemplo, os puxadores das portas e a tampa do trilho da porta deslizante são pintados na cor da carroçaria. O interior e o compartimento de carga têm iluminação LED.
O equipamento de série do Mercedes-Benz eCitan Pro inclui iluminação LED no habitáculo e compartimento de carga, sistema de áudio Mercedes-Benz, banco do condutor com regulação em altura, ar condicionado, vidros dianteiros elétricos com função de conforto e revestimento plástico no compartimento de carga.
O pacote opcional de design interior confere ainda mais recursos de alta qualidade, como o acabamento em preto brilhante no painel de instrumentos, contornos cromados nas saídas de ar no painel de instrumentos e nos altifalantes, além de puxadores de porta cromados no interior.
MBUX de série na linha Pro
O sistema de multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), também é de série na Linha PRO, e carateriza-se por um conceito de funcionamento intuitivo através do ecrã tátil de 7 polegadas ou dos botões touch control, no volante. Também oferece a integração com smartphones Apple Car Play e Android Auto, conectividade Bluetooth mãos-livres e rádio digital (DAB e DAB+).
O MBUX com navegação, disponível em opção, inclui ainda a navegação rápida com recurso a disco rígido, sendo particularmente conveniente de operar graças ao Assistente de Voz "Olá Mercedes". As outras funções de entretenimento também podem ser controladas com a sua ajuda.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eCitan anuncia autonomia elétrica de 280 km
Em termos de preços, o eCitan Furgão Base é proposto a partir de 35.030 euros na versão Standard e 36.470 euros no Longo. O derivativo de passageiros eCitan Tourer Standard Base tem um preço indicativo de 37.630 euros e o Longo de 39.130 euros. Estes valores não incluem IVA. As primeiras unidades devem chegar ao nosso país no verão.