Mercedes-Benz eCitan Standard Pro. Prova da elevada eficiência

Mercedes-Benz eCitan recebe uma linha motriz elétrica ue não permite oferecer uma elevada eficiência como uma autonomia de até 280

Mantendo as mesmas caraterísticas da versão de combustão, o Mercedes-Benz eCitan recebe uma linha motriz elétrica ue não permite oferecer uma elevada eficiência como uma autonomia de até 280 quilómetros.

Nos ensaios dinâmicos organizados pela Mercedes-Benz Vans para os membros do júri do International Van of the Year, que decorreram na região de Estugarda, já tínhamos ficado impressionados com a elevada eficiência da linha motriz elétrica do eCitan.

No ensaio realizado em solo nacional, essa impressão veio a confirmar-se plenamente, com o computador de bordo a indicar uma média combinada de 16,0 kW/100 km, valor abaixo dos 18,96 kW/100 km, anunciados com a marca. 

De acordo com valores divulgados pela pela UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, isto traduz-se num custo de 6,08 euros ou 3,2 euros por cada 100 quilómetros num carregamento na rede pública (0,38€ por kWh) ou doméstico (0,20€), respetivamente.

A elevada eficiência é assegurada por uma linha motriz constituída por um motor elétrico que desenvolve uma potência de 90 kW (122 cv) e um binário de 245 Nm, sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio de 45 kWh, localizada sob o piso, que anuncia uma autonomia de até 280 quilómetros em ciclo WLTP. 

Para otimizar o consumo, o Mercedes-Benz eCitan dispõe de dois modos de condução (Comfort e Eco), selecionados por um botão na consola central), e três níveis de travagem regenerativa: D- (o mais intenso), D (normal, mas ainda com alguma regeneração) e D+ (semelhante a um veículo de combustão).

Para recuperar externamente a capacidade da bateria é possível recorrer a um carregador de bordo de 11 kW (série) ou 22 kW (opcional), operação que pode demorar até 4h30m ou 2h30m, respetivamente. Também é possível carregar entre 10% a 80% em corrente contínua num posto de 80 kW em 38 minutos.  

Imagem semelhante à versão de combustão

Em termos de imagem exterior poucas são as diferenças entre o Citan de combustão e o elétrico, com exceção dos emblemas dos emblemas eCitan na porta traseira e Electric nos guarda-lamas dianteiros.

As dimensões exteriores são idênticas na versão Standard, com comprimento de quase 4,5 metros, o mesmo sucedendo com o compartimento de carga que oferece um volume útil de 2,9 m3, graças à combinação de um comprimento interior de 1,81 metros, uma largura de 1,52 metros e uma altura de 1,12 metros. A carga útil é de 438 kg.

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O acesso à área de carga é efetuada através de uma porta lateral deslizante ou por duas portas assimétricas de batente com abertura a 180º, permitindo carregar com um empilhador. O compartimento de carga possui iluminação com tecnologia LED e revestimento em plástico.

Ambiente Mercedes-Benz

Na cabina, a diferença entre o Citan elétrico e o diesel também é mínima. A alteração mais notória encontra-se ecrã digital do painel de instrumentos que apresenta detalhes acerca da motorização elétrica, designadamente a autonomia da bateria e os níveis de consumo de energia (desde o arranque ou da reinicialização). Outra mudança importante está relacionada com o botão para alternar os modos de condução: Comfort e Eco, que permitem uma velocidade máxima de 130 km/h e 110 km/h, respetivamente.

O resto do habitáculo possui um design típico da Mercedes-Benz, com plásticos de qualidade e comandos sensíveis ao toque no volante multifunções. A cabina permite acomodar três ocupantes, sendo o banco do condutor individual, com várias possibilidades de regulação, enquanto o do acompanhante é duplo e fixo.

O lugar do meio é apenas de recurso para deslocações curtas, já que a coluna da da transmissão retira espaço às pernas. Mesmo assim estas variantes de três lugares representam cerca de 90% das vendas do furgão compacto da Mercedes-Benz Vans.

Linha Pro

O nível de equipamento do eCitan inclui sistema de audio Mercedes-Benz, banco do condutor com regulação em altura, ar condicionado, espelhos elétricos com função comando conforto, retrovisores elétricos aquecidos, painel de instrumentos Highline, volante multifunções ajustável em altura e profundidade, travão de estacionamento elétrico, assistente de estacionamento, sensor de chuva e luminosidade, keyless entry.

O sistema de multimedia MBUX, com ecrã tátil de sete polegadas e botões touch control no volante, é de série na Linha Pro, disponível por 1012 euros. O MBUX com navegação é opcional e custa 1241 euros.

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O habitáculo está separado do compartimento de carga através de uma divisória metálica. A versão Standard do Mercedes-Benz eCitan apresenta um comprimento interno de 1,81 metros, uma largura de 1,52 metros – sendo de 1,25 metros entre as cavas das rodas – e uma altura 1,12 metros. A combinação destas dimensões internas permite disponibilizar um volume útil de carga de 2,9 m3, valor idêntico à versão de combustão.

Classificação de segurança Platina

No que se refere à condução, esta é semelhante à de outros furgões elétricos, graças ao elevado binário no arranque e à disponibilidade de potência. Mas o peso elevado, superior a 1,8 toneladas em vazio, uma ampla superfície vidrada limitam as suas prestações, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h a ser cumprida em apenas 12,6 segundos. 

A instalação da bateria por baixo do piso da carroçaria assegura um baixo centro de gravidade e permite abordar as curvas com confiança. 

A Mercedes-Benz também teve o cuidado com a afinação da suspensão, que apresenta uma maior dureza para proporcionar um comportamento dinâmico mais em linha com outros modelos da marca. 

O Mercedes-Benz Citan / eCitan recebeu recentemente a classificação de Platina atribuída pelo Euro NCAP nos recentes testes de segurança com os pequenos furgões. A distinção foi alcançada, graças à inclusão de sistemas de apoio à condução como o prgrama eletrónico de estabilidade, sistema de assistência no arranque, assistente de atenção do condutor, assistente de travagem de emergência, regulador da velocidade de cruzeiro, reconhecimento dos sinais de trânsito.

Em termos de preços, o Mercedes-Benz eCitan Standard Pro está disponível a partir 44 341 euros, valor em linha com os principais concorrentes para um nível de equipamento semelhante. Com alguns dos opcionais existentes na gama, o valor da unidade ensaiada sobe para os 47 479 euros.

Os custos de utilização também são interessantes para a versão elétrica do Citan, graças a um valor de 26,45 euros por cada cem quilómetros percorridos. O preço de aquisição mais elevado é compensado por um valores mais baixos no consumo de energia, desde naturalmente o veículo seja carregado nas instalações da empresa ou num posto público em corrente alterna, e por menores custos de manutenção.

MERCEDES-BENZ ECITAN FURGÃO STANDARD PRO

PREÇO

47 479 euros

MOTOR Elétrico

BATERIA / AUTONOMIA 45 kWh / 280 km

POTÊNCIA 90 kW (122 cv)

BINÁRIO 245 Nm

TRANSMISSÃO Dianteira Auto, 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,50/1,86/1,83 m

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,72 m

TARA 1802 kg

CARGA ÚTIL 438 KG

VOLUME ÚTIL 2,9 m3

ACEL 0 - 100 KM/H 12,6S

VEL. MAX 130 km/h

CONSUMO 18,96 (16,0*) kWh/100 km (WLTP)

EMISSÕES 0 G/KM

IUC 0,00 €

GOSTÁMOS

  • Regeneração
  • Consumo energia
  • Autonomia

NÃO GOSTÁMOS

  • Terceiro assento
  • Opcionais
  • Preço

EQUIPAMENTO

Banco do condutor com regulação em altura, ar condicionado, espelhos elétricos com função comando conforto, retrovisores elétricos aquecidos, painel de instrumentos Highline, volante multifunções ajustável em altura e profundidade, travão de estacionamento elétrico, câmara traseira, sensor de chuva e luminosidade, keyless entry.