A Mercedes-Benz Vans vai introduzir o eCitan, que estará disponível em dois comprimentos de carroçaria - curta e longa -, e conta com uma linha motriz elétrica constituída por um motor de 90 kW (122 cv) e uma bateria de 45 kW. A autonomia anunciada é de aproximadamente 280 quilómetros.
A Mercedes-Benz Vans prepara-se para reforçar a oferta de modelos elétricos com o lançamento da versão elétrica do Citan, que, numa primeira fase, estará disponível no derivativo furgão de mercadorias com paredes laterais em chapa em dois comprimentos de carroçaria: curta, com 4,50 metros, e longa, com 4,92 metros.
A marca alemã refere que o lançamento do Citan elétrico é acompanhado pela introdução das versões longas na gama, de combustão e também com emissões zero, as quais estavam previstas desde o início, mas só agora chegam ao mercado. Numa primeira fase será disponibilizado o furgão, seguindo-se, depois, o Tourer e o Mixto.
A linha motriz do Mercedes-Benz eCitan compreende um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 90 kW (122 cv) e um binário de 245 Nm, transmitidos às rodas dianteiras por uma caixa com uma relação. O motor elétrico recebe energia a partir de uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 45 kWh, a qual proporciona uma autonomia entre 280 km e 284 km, em ciclo WLTP. A marca anuncia um consumo médio de energia de aproximadamente 19 kWh por cada cem quilómetros percorridos.
Bateria de 45 kW
O Mercedes-Benz eCitan pode recuperar entre 10% e 80% do nível de carga da bateria num posto de corrente contínua de 80 kW em cerca de 38 minutos. O furgão elétrico compacto da marca alemã também pode ser carregado em corrente alterna, estando equipado, de série, com um carregador de bordo de 11 kW e, em opção, de 22 kW.
Como a bateria está instalada por baixo do piso do compartimento de carga à frente do eixo traseiro, isto significa que o volume útil é idêntico ao Citan de combustão, de 2,9 m3 na versão curta e 3,7 m3 na longa. A capacidade de carga é de 544 kg e de 722 kg, respetivamente.
O Mercedes-Benz eCitan é proposto, de série, com uma porta lateral deslizante com uma ampla abertura e altura de carga de apenas 57 centímetros para garantir um acesso fácil ao interior e consequentemente ao carregamento do veículo. Como as portas de correr são particularmente práticas em espaços de estacionamento apertados, uma segunda está disponível em opção.
O compartimento de carga pode ser facilmente acedido pela traseira. As portas de batente podem ser travadas numa posição de 90 graus ou de até 180 graus.
Duas linhas de equipamento
Além da divisória fixa (com e sem janela) entre a cabina do condutor e a bagageira, está disponível uma divisória que efetua uma rotação em 90 graus do lado do passageiro da frente para o assento do motorista onde fica travada.
O banco do passageiro dianteiro é rebatível. Isso cria uma superfície plana para transportar objetos particularmente longos. O compartimento de carga tem um comprimento de 3,05 metros na versão curta e 3,41 metros na versão longa.
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O Mercedes-Benz eCitan será proposto em duas linhas de equipamento, Base e Pro. Esta última apresenta alguns elementos distintos como puxadores das portas na cor da carroçaria, iluminação LED no habitáculo e no compartimento de carga, sistema de audio Mercedes-Benz, assento do condutor ajustável em altura, ar condicionado. Em termos de preços, a marca anuncia, para a Alemanha, valores a partir de 36 mil euros.