Versão de produção do Mercedes-Benz eActros apresentada no final de junho

Após o programa de testes com protótipos do Mercedes-Benz eActros, a marca alemã vai apresentar a versão de produção do seu camião elétrico.

Após o programa de testes com protótipos do Mercedes-Benz eActros, iniciado em 2018, a marca alemã vai apresentar a versão de produção do seu camião elétrico de distribuição pesada, devendo a construção arrancar no segundo semestre na fábrica de Wörth.

A Mercedes-Benz Trucks anunciou a estreia mundial das versão de produção do seu camião elétrico eActros no dia 30 de junho. Com o lançamento deste veículo elétrico de distribuição pesada, a marca alemã entra numa nova era e sublinha o seu compromisso para um transporte rodoviário neutro em termos de emissões locais.

A produção em série do Mercedes-Benz eActros deverá arrancar na fábrica de Wörth jáno segundo semestre deste ano. Durante a fase de desenvolvimento, os engenheiros da marca de Estugarda deram uma grande importância à criação em cooperação com os clientes e estes últimos estiveram envolvidos no programa de evolução do produto.

Assim, os primeiros protótipos do Mercedes-Benz eActros começaram a ser testados pelos clientes, em condições reais de operação, em 2018. Isto permitiu a recolha de dados relativamente ao comportamento e especificações do camião elétrico e levaram as sugestões em consideração para o desenvolvimento do veículo.

Os protótipos do Mercedes-Benz eActros já percorreram mais de meio milhão de quilómetros em estradas públicas. Além disso, os engenheiros de testes da Mercedes-Benz Trucks sujeitaram o eActros a provas intensas para garantir que cumprem os elevados padrões de fiabilidade e qualidade da marca.

Testados pelos clientes

Os protótipos do Mercedes-Benz eActros foram testados por quase 20 clientes na Alemanha e noutros países europeus, tendo sido utilizados camiões de dois e três eixos com pessoas brutos de 18 toneladas e 25 toneladas, respetivamente.

Entre as várias aplicações, os camiões fizeram entregas a supermercados de mercadorias sob temperatura controlada numa caixa frigorífica alimentada eletricamente, transportaram componentes para produção nas fábricas, movimentaram contentores de resíduos, entre outras.

Mesmo antes da conclusão da operação contínua dos protótipos chegou-se à conclusão de que o Mercedes-Benz eActros não é inferior a um camião convencional em termos de disponibilidade e prestações no tráfego urbano, em autoestradas e em estradas nacionais. 

LEIA TAMBÉM
Filial alemã da Inapa testa camião elétrico da Mercedes-Benz

Os condutores ficaram impressionados pela disponibilidade de binário em todos os regimes, além da operação silenciosa e suave do veículo. Outro aspeto sublinhado foi a recuperação de energia elétrica através do sistema de regeneração.