Mercedes-Benz eActros. DB Schenker inicia segunda fase de testes

DB Schenker iniciou a segunda fase de testes em condições reais de operação na Alemanha do Mercedes-Benz eActros.

A DB Schenker iniciou a segunda fase de testes em condições reais de operação na Alemanha do Mercedes-Benz eActros, o camião elétrico da marca de Estugarda.

Arrancou a segunda fase de testes em condições reais de operação na Alemanha do Mercedes-Benz eActros. A DB Schenker recebeu um camião elétrico da denominada "Frota de Inovação" da marca de Estugarda.

O Mercedes-Benz eActros de três eixos e peso bruto de 25 toneladas vai ser utilizado em serviços de carga geral, designadamente no transporte de carga paletizada, no centro da cidade alemã de Leipzig.

O camião elétrico tem uma autonomia de aproximadamente 200 quilómetros e irá percorrer diariamente um distância de 100 quilómetros. As baterias do Mercedes-Benz eActros serão carregadas durante a noite num posto de carregamento, localizado nas instalações da DB Schenker, no norte da cidade.

Autonomia de 200 km é realista

Esta não é a primeira experiência da DB Schenker com camiões elétricos da Daimler Trucks. Há cerca de um ano que o operador logístico tem ao seu serviço cinco camiões ligeiros Fuso eCanter nas cidades de Berlim, Frankfurt, Estugarda e Paris.

DB Schenker iniciou segunda fase de testes com Mercedes-Benz eActros

Além da Alemanha, a Daimler Trucks vai disponibilizar camiões elétricos Mercedes-Benz eActros a clientes na Holanda e na Bélgica.

Na primeira fase dos testes em condições reais de operação com o Mercedes-Benz eActros foi constatado que a autonomia de 200 quilómetros é absolutamente realista, independentemente da carga, rota ou topografia.

Prestações semelhantes a um camião convencional

O Mercedes-Benz eActros também não é muito diferente de um camião convencional em termos de disponibilidade e prestações em cidade, auto-estrada ou estradas nacionais.

O sistema de refrigeração da carga e do ar condicionado - ambos operados eletricamente - funcionou sem quaisquer limitações, que em condições de calor extremo ou de frio.

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Os motoristas mostraram-se satisfeitos com a disponibilidade de binário em todas as situações. Mencionaram ainda a ausência de ruído e a agradável suavidade da condução.

Além disso, se o camião for conduzido eficientemente, é possível recuperar a energia durante as fases de desacelaração e travagem, sendo rara a necessidade de utilização do pedal de travão.

A carroçaria do camião foi fornecida pela Schmitz Cargobull. Trata-se de uma caixa interminável, com paredes em aço ligeiro e várias opções de equipamento como um sistema de dois pisos e uma porta deslizante.

O Mercedes-Benz eActros está equipado com dois motores elétricos localizados junto ao eixo traseiro. Cada um desenvolve uma potência de 126 kW e um binário máximo de 485 Nm.

As baterias de iões de lítio possuem uma capacidade de 240 kWh e podem ser carregadas em menos de duas horas numa estação de 150 kW.