O primeiro camião elétrico da Mercedes-Benz começa a ser produzido no último trimestre deste ano e está vocacionado para distribuição pesada. A autonomia do eActros pode chegar aos 400 km.
Equipado com uma bateria de aproximadamente 420 kWh que oferece uma autonomia de até 400 quilómetros, o Mercedes-Benz eActros é o primeiro camião elétrico da marca alemã a ser produzido em série, a partir do último trimestre de 2021.
No modelo de produção foram utilizados os dados recolhidos durante os ensaios com clientes em condições reais de operação. Além disso, também foram introduzidos outros equipamentos como o MirrorCam e o Multimedia Cockpit.
O eActros pode ser equipado com uma bateria de três ou quatro módulos, disponibilizando cada um uma capacidade de aproximadamente 105 kWh.
O elemento tecnológico principal do camião elétrico é a linha motriz, constituída por um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades.
Os motores elétricos desenvolvem uma potência contínua de 330 kW e de 400 kW de pico. O sistema de regeneração da energia cinética permite a recuperação de energia elétrica para as baterias.
Baixo ruído na cabina
Os dois motores elétricos integrados proporcionam uma elevada eficiência, disponibilizam uma entrega constante de potência e um elevado binário no arranque. A combinação com a transmissão de duas velocidades garante uma aceleração enérgica, ume elevado conforto de condução e um comportamento dinâmico que proporcionam uma condução mais relaxada do que um camião diesel tradicional. O baixo centro de gravidade também favorece o comportamento em curva.
Com o camião totalmente carregado, o condutor beneficia de um ruído de 10 dB no interior da cabina, que corresponde a cerca de metade do volume de ruído perceptível habitualmente. Esta caraterística também viabiliza as entregas noturnas.
As baterias do Mercedes-Benz eActros podem ser carregadas externamente num posto com uma potência de 160 kW, demorando pouco mais de uma hora a recuperar entre 20 a 80% da capacidade na versão equipada com três módulos.
Soluções digitais
Para apoiar as empresas de transporte na sua transição para a mobilidade elétrica, a Mercedes-Benz Trucks incorporou um ecossistema no eActros que também disponibiliza consultadoria e serviços, assim como um conjunto de soluções digitais para aumentar a capacidade de utilização do veículo e otimizar o custo total de propriedade. Por exemplo, a utilização do planeamento de rotas do cliente permite estabelecer um perfil de uso realista para os camiões elétricos.
LEIA TAMBÉM
Filial alemã da Inapa testa camião elétrico da Mercedes-Benz
Esta denominada eConsulting não compreende apenas a eletrificação da base de recolha, mas - se o cliente pretender - também inclui o planeamento e a implementação de tudo o que está relacionado com a infraestrutura de carregamento e a ligação à rede elétrico. Para o efeito, a Mercedes-Benz Trucks estabeleceu uma parceria estratégica com a Siemens Smart Infrastructure, a ENGIE e o EVBox Group.
O Mercedes-Benz eActros é o primeiro camião elétrico a ser lançado pela marca alemã. No início de 2022, a oferta vai ser reforçada com o eEconic, que se destina essencialmente a aplicações municipais, e dois anos depois surgirá o eActros LongHaul. Na segunda metade da década está prevista a introdução do GenH2 Truck, com tecnologia de pilha de combustível.