Mercedes-Benz eActros LongHaul. Prémio de inovação

O Mercedes-Benz eActros LongHaul já foi apresentado ao público e já conquistou o prémio de inovação - "2023 Truck Innovation Award" -

O Mercedes-Benz eActros LongHaul já foi apresentado ao público e já conquistou o prémio de inovação - "2023 Truck Innovation Award" - atribuído pelos jurados do "International Truck of the Year".

Apresentado ao público no IAA Transportation 2022 em Hannover, o novo Mercedes-Benz eActros LongHaul foi distinguido com o "2023 Truck Innovation Award". O prestigiado prémio da indústria é atribuído a camiões por um painel de 25 jornalistas de importantes meios de comunicação internacionais da Europa e de outros países, representando o júri do "International Truck of the Year" (IToY).

O prémio foi entregue a Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, pelo presidente do Júri do IToY, Gianenrico Griffini, no evento no IAA Transportation 2022.

Após muitas promessas, a Mercedes-Benz Trucks revelou finalmente o eActros LongHaul, não ainda na versão final de produção, mas como protótipo. A marca alemã aproveitou a oportunidade para divulgar alguns detalhes técnicos relativos a este seu camião elétrico com peso bruto de 40 toneladas para transporte de longo curso.

Carregamento a um megawatt

O Mercedes-Benz eActros LongHaul será baseado num eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados, à semelhança do que sucede com o eActros 300 ou 400, permitindo desenvolver uma potência em contínuo de 400 kW e de mais de 600 kW em pico. 

LEIA TAMBÉM
Daimler Truck. Dupla estratégia de eletrificação

Os motores elétricos recebem energia de baterias de iões fosfato de ferro que têm uma capacidade superior a 600 kWh, permitindo disponibilizar uma autonomia superior a 500 quilómetros. As baterias deverão recuperar entre 20 a 80% da sua capacidade em cerca de 30 minutos se forem carregados num dos recém-anunciados postos de um megawatt. Segundo a CEO da Mercedes-Benz Trucks, Karin Radström, os veículos deverão atingir 1,2 milhões de quilómetros em dez anos de operação.

Nova linguagem de design

O protótipo apresentado no IAA Transportation 2022 apresenta uma secção frontal com superfícies suaves, mas fechadas, enquanto os grupos óticos se assemelham mais ao Actros do que aos primeiros esboços divulgados em 2020.

Um elemento distintivo é a faixa luminosa em LED na secção dianteira que deverá antecipar a linguagem de design do veículo de produção, o que deverá começar a sair da linha de montagem de Wörth a partir de 2024. O Mercedes-Benz eActros LongHaul será disponibilizado como tractor e rígido.