Partiu de Frankfurt a digressão europeia do Mercedes-Benz eActros 600 que passará por Portugal. No total, os dois camiões elétricos da marca alemã irão a 20 países e percorrer mais de 13 mil quilómetros.
A Mercedes-Benz Trucks iniciou o mais longo teste da sua história com a digressão europeia do eActros 600. Duas unidades de pré-produção do seu camião elétrico topo de gama totalmente carregados, com peso bruto combinado de 40 toneladas, vão atravessar mais de 20 países do Velho Continente e percorrer mais de 13 mil quilómetros.
A digressão saiu de Frankfurt, na Alemanha, e irá ter paragens nos pontos mais a norte e a sul da Europa continental: Cabo Norte, na Noruega, e Tarifa, em Espanha. A Turbo Frotas & Comerciais assistiu à partida desta maratona.
O arranque da digressão coincidiu com a conferência de apresentação da edição de 2024 do IAA Transportation, que se vai realizar entre os dias 17 e 22 de setembro nos pavilhões da Feira de Hannover, na Alemanha, naquela que será a mais concorrida exposição de sempre da história deste certame.
A CEO da Mercedes-Benz Trucks, Karin Radstrom, não perdeu a oportunidade para iniciar oficialmente a digressão "eActros 600 European Testing Tour 2024" ao volante de um dos camiões elétricos e efetuou os primeiros 30 quilómetros.
A digressão já tinha começado oficiosamente na fábrica da Mercedes-Benz Trucks em Wörth e na sede da Daimler Truck em Leinfelden-Echterdingen.
"Gostaria de agradecer aos nossos engenheiros que embarcaram na jornada com o eActros 600. A tecnologia do veículo para a transformação está pronta. O transporte de longo curso na Europa com camiões elétricos a bateria é possível. Agora, os políticos e o setor da energia têm de trabalhar juntamente em colaboração com os fabricantes para fazer avançar a implementação de uma infraestrutura pública de carregamento".
Pelas estradas de 22 países
Com a digressão europeia eActros 600, a Mercedes-Benz Trucks pretende ganhar uma experiência profunda nos mais diversos tipos de rotas, com topografias e zonas climáticas distintas para avaliar o consumo de energia. O construtor pretende partilhar estes dados com os clientes interessados.
A bateria com uma capacidade superior a 600 kWh e um novo eixo elétrico mais eficiente desenvolvido pela própria Mercedes-Benz Trucks permite ao eActros 600 percorrer até 600 quilómetros sem qualquer carregamento intermédio. A intenção é carregar as baterias exclusivamente em estações da rede pública.
A digressão saiu da Alemanha e passará pela Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Chéquia. Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, Mónaco, França, Espanha, Portugal, Países Baixos e Luxemburgo.
De acordo com estudos da Mercedes-Benz Trucks, cerca de 60% das viagens de longo curso dos seus clientes na Europa têm uma distância inferior a 500 quilómetros. Isso significa que na maioria dos casos são suficientes na maioria dos casos os pontos de carregamento nas instalações da empresas e nos centros de carga e descarga.
Para todos os outros tipos de utilizações é indispensável a expansão contínua da infraestrutura pública de carregamento para tornar o camião elétrico numa opção viável no transporte rodoviário de longo curso.
Preparado para MCS
Além do carregamento a uma potência até 400 kW, o eActros 600 irá permitir mais tarde carregamentos a um megawatt (MCS). Em abril deste ano, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks conseguiram carregar com sucesso um protótipo do eActros 600 numa estação de carregamento no centro de testes e desenvolvimento de Wörth. Os clientes podem encomendar a pré-instalação do MCS.
Mas esta tecnologia esteja disponível e seja o padrão entre os fabricantes, está prevista a instalação retroativa nestas primeiras unidades do eActros 600.
As baterias podem recuperar 20% a 80% do nível de carga em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento com potência de um megawatt.
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No que se refere à imagem, o camião elétrico de longo curso apresenta linhas simples e simples, ao que se junta uma forma aerodinâmica. Em termos de rendibilidade para os operadores, o camião elétrico foi projetado para ser a nova referência, visando substituir a longo prazo a maioria dos camiões diesel no importante segmento do transporte de longo curso.