O camião elétrico da Mercedes-Benz Trucks, eActros 600, completou a sua digressão europeia, tendo atravessado 22 países e percorrido mais de 15 mil quilómetros. Os carregamentos foram sempre efetuados em postos públicos.
O camião elétrico da Mercedes-Benz Trucks, eActros 600, cumpriu a digressão europeia, tendo percorrido mais de 15 mil quilómetros, tendo partido de Frankfurt em direção ao Cabo Norte, na Noruega, rumando depois a Tarifa extremo sul de Espanha e regressado à Alemanha, após breve passagem pelo Algarve, em Portugal.
A digressão elétrica foi efetuada por dois protótipos quase de produção do Mercedes-Benz eActros 600, tendo demorado 45 dias e atravessado 22 países. No regresso à fábrica de Wörth, na Alemanha, um dos camiões tinha efetuado 15 269 quilómetros e o outro 15 939 quilómetros. O teste foi realizado com um peso de conjunto de 40 toneladas.
Ao longo trajeto, os responsáveis pelo teste carregaram os dois camiões de longo curso exclusivamente em pontos de carregamento públicos. Será de referir que o consumo médio ronda os 100 kWh por cada cem quilómetros percorridos, de acordo com alguns dos jornalistas que fizeram algumas das etapas ao volante do Mercedes-Benz eActros 600..
Planeamento meticuloso
"Os dois camiões de teste alcançaram nota máxima nesta digressão", afirma Christof Weber, responsável global da equipa de testes da Mercedes-Benz Trucks. "Podemos recordar quase sete semanas de experiências e encontros excitantes que nos permitiram recolher muitos dados valiosos. Uma viagem tão grandiosa exige uma preparação e planeamento meticulosos, especialmente no que se refere à infraestrutura pública de carregamento".
O responsável esclarece que apesar "das experiências com paragens para carregamento que variaram bastante em alguns casos, tornou-se evidente que o longo curso com camiões elétricos é possível", acrescentando que os 500 quilómetros de autonomia do eActros 600 sem carregamentos intermédios é sempre um factor de planeamento fiável".
Passagem breve por Portugal
A digressão arrancou oficialmente de Frankfurt am Main no dia 11 de junho. Depois de rumarem ao norte através da Alemanha, Dinamarca e Suécia, os dois camiões atingiram o final da primeira etapa, mesmo na altura do solstício de verão, no Cabo Norte, na Noruega, o ponto mais setentrional na Europa que pode ser alcançado por estrada.
Os camiões dirigiram-se depois para sul através da Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Chéquia, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, França e Espanha.
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Após uma paragem em Tarifa, no ponto mais ao sul da Europa Continental, que também marcou outro ponto importante da digressão, os camiões elétricos voltaram a rumar a norte em direção à Alemanha através de Portugal, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.