Mercedes-Benz Classe E estreia mudança automática de faixa na Europa

O Mercedes-Benz Classe E vai estrear a função de mudança de faixa de rodagem na Europa, permitindo a ultrapassagem automática de veículos

O Mercedes-Benz Classe E vai estrear a função de mudança automática de faixa de rodagem na Europa, permitindo a ultrapassagem automática de veículos mais lentos em autoestradas ou vias equiparadas. A nova funcionalidade deverá depois ser alargada a outros modelos da marca alemã.

O Classe C, Classe E e Classe S e os modelos EQ da Mercedes-Benz podem vir a ser equipados com a função ALC - Mudança Automática de Faixa de Rodagem, que permite a ultrapassagem automática de veículos mais lentos. 

A função já está disponível nos Estados Unidos e Canadá, e também vai ser introduzida na Europa, devendo ser estreada no Velho Continente pelo Classe E.

A nova funcionalidade consiste num desenvolvimento do sistema de assistência à condução de Nível 2, designado Nível 2+, e permite ser utilizada em  estradas semelhantes a autoestradas, com marcas rodoviárias e separador central.

A funcionalidade ALC está integrada no assistente ativo de distância Distronic com o assistente ativo da direção. Se o sistema detetar um veículo à frente a circular a uma velocidade inferior, pode iniciar uma mudança de faixa na gama de velocidade de 80 a 140 km/h e efetuar automaticamente uma manobra de ultrapassagem completa se forem detetadas as marcações das faixas de rodagem e existir espaço suficiente. 

Condutor continua a ser responsável

Todavia, para que isso seja possível, o sistema deve conhecer o limite de velocidade legal da estrada e o veículo deve estar equipado com o Sistema de Navegação MBUX. Segundo a Mercedes-Benz, o sistema sofisticado não necessita de qualquer ação adicional por parte do condutor para executar a mudança automática de faixa de rodagem. Com a orientação de itinerário ativa, o sistema também assiste durante a entrada e a saída de autoestradas. 

LEIA TAMBÉM
Procura estatuto? Eis cinco SUV médios premium à venda em Portugal

A marca alemã alerta, no entanto, que o utilizador continua a ser responsável pela condução mesmo durante a mudança automática de faixa de rodagem. Por esse motivo, e também porque é obrigatório por lei em condução autónoma de nível 2, as mãos do condutor devem permanecer sempre no volante.

O sistema DISTRONIC com Assistente Ativo da Direção funciona a uma velocidade até 210 km/h.