A Mercedes-Benz acaba de comunicar o lançamento, em Portugal, da mais recente geração do Classe E All-Terrain, variante mais aventureira do estatutário modelo alemão. Disponível com motorizações Diesel eletrificadas, esta nova proposta pode ser encomendada com preços a partir de 76.900€.
Depois da Limousine e da Station, a marca da estrela engrossa, assim, a oferta na gama Classe E, com uma nova versão All-Terrain de argumentos mais do que suficientes para divertidas aventuras fora do alcatrão.
A garantir tal pretensão, a presença, de série, de atributos como o sistema de tracção integral 4Matic, além de uma maior distância ao solo - até 46 mm mais que na versão Station -, conseguida com recurso a uma suspensão pneumática Airmatic. Complementada, ainda, com um programa de condução 'off-road', proposto, também ele, de série.
Ainda como parte dos argumentos, um display off-road e o designado "capot transparente", que, graças à presença de uma câmara de 360 graus, permite visualizar, no display central, a área exterior à frente do veículo.
Quanto à estética, um visual claramente inspirado no todo-o-terreno, resultado da integração de pára-choques dianteiro e traseiro com (pretensas) protecções inferiores, de acabamento brilhante, a que se junta ainda uma distintiva grelha frontal em cinzento escuro mate e protecções em plástico dos guarda-lamas.
Apenas a gasóleo, mas eletrificada
Proposto com uma alargada oferta em termos de equipamento, como é o caso da entrada e arranque do motor sem chave (Keyless-Go) ou do Assistente Ativo de Distância Distronic, assim como do Assistente de Ângulo Morto e da linha de equipamento Avantgarde, o novo Classe E All-Terrain vai estar também disponível com duas motorizações Diesel. Uma das quais, híbrida plug-in.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Classe E All-Terrain. O terceiro elemento que vai a (quase) todo o lado
Assim e como proposta de entrada, um 220 d4Matic, impulsionado por um quatro cilindros com 197 cv, mais um sistema híbrido parcial, a garantir um acréscimo de 23 cv. Solução que, além de prometer uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,1s e uma velocidade máxima de 220 km/h, também anuncia consumos entre 6,0 e os 5,3 l/100 km, em ciclo combinado, com emissões de CO2 de 157-139 g/km.
Já como motorização mais potente, um E 300 de 4MATIC, equipado cm o mesmo quatro cilindros a gasóleo, embora integrado num sistema híbrido plug-in, com o motor elétrico a garantir mais 129 cv e a perfazer, assim, uma potência combinada de 313 cv (230 kW), além de um binário máximo de 700 Nm.
Com estes números, a promessa de uma aceleração 0-100 km/h em 6,9s e de uma velocidade máxima de 213 km/h, mas também de um consumo combinado de gasóleo entre os 0,9 e os 0,6 l/100 km, com emissões entre os 22 e as 17 g/km de CO2.
Ao contrário do 220 d, esta motorização híbrida plug-in consegue, ainda, garantir um funcionamento em modo exclusivamente elétrico, ao longo de um trajecto que pode variar entre 85 e 102 quilómetros.
A partir de 76.900€
Finalmente e no que diz respeito a preços, o Classe E All-Terrain 220 d 4Matic passa a estar disponível para encomenda no mercado nacional pelo preço de 76.900€, enquanto o E All-Terrain 300 de 4Matic pode ser encomendado pelo preço de entrada de 84.800€.
Quanto à chegada das primeiras unidades aos concessionários Mercedes-Benz, está prevista apenas para o primeiro trimestre de 2024.