Depois da Alemanha, o sistema de Condução Autónoma de Nível 3 Drive Pilot da Mercedes-Benz já recebeu autorização para ser utilizado nas estradas dos Estados Unidos, começando pelo Nevada.
A Mercedes-Benz recebeu a aprovação para operar a função de condução autónoma de nível 3 nas estradas do estado do Nevada, tornando-se no primeiro fabricar a obter esta autorização nos Estados Unidos.
A função estará disponível no Classe S e no EQS. De acordo com a norma SAE, o nível três permite uma condução autónoma do veículo sob determinadas condições. Quando isso sucede, o condutor pode tirar os olhos da estrada e a pessoa que está atrás do volante não é considerada como estar a "conduzir".
O sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz só funciona a velocidades até 64 km/h. Isso significa que se destina a ser utilizado essencialmente em situações de congestionamento de trânsito. Apesar de não ser totalmente autónomo, permite, mesmo assim, ao condutor responder a emails ou a abstrair-se da estrada durante essa parte da viagem.
Contudo, a pessoa que está atrás do volante não pode adormecer. Se não responder no espaço de dez segundos, o veículo faz uma paragem de emergência.
LEIA TAMBÉM
Condução Semi-Autónoma. Mercedes vai disponibilizar Nível 3 já em Maio
Apesar de algumas empresas terem começado a operar veículos totalmente autónomos em cidades como São Francisco, estes estão a ser usados como robotaxis. O sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz, por sua vez, destina-se a veículos de clientes.
Apesar de novo nos Estados Unidos, a marca alemã já disponibiliza o Drive Pilot, na Europa. Na Alemanha é uma opção que custa 5000 euros no Classe S e 7430 euros no EQS.