A Mercedes-Benz Vans e a Rivian chegaram a acordo para a produção de veículos comerciais elétricos de ambas as marcas para o mercado europeu. Numa primeira fase estão previstos dois modelos, baseados nas plataformas VAN.EA e Rivian Light Van.
A Mercedes-Benz Vans estabeleceu um memorando de entendimento com a Rivian para a criação de uma joint-venture destinada à produção de comerciais elétricos na Europa.
As duas empresas tencionam construir uma nova fábrica para veículos elétricos em instalações já existentes da Mercedes-Benz na Europa Central ou Oriental. A fábrica produzirá veículos para a Mercedes-Benz Vans e para a Rivian.
"Estamos encantados com a parceria com a Mercedes-Benz neste projeto", comenta R.J. Scaringe, CEO da Rivian. "A Mercedes-Benz é um dos fabricantes mundiais mais conhecidos e respeitados da indústria automóvel e acreditamos que em conjunto poderemos produzir comerciais elétricos verdadeiramente impressionantes que não só beneficiarão os nossos clientes como o planeta.
As empresas esperam construir pelos menos dois modelos na fábrica, um deles baseado na arquitetura VAN.EA da Mercedes-Benz para comerciais elétricos e um outro na plataforma Rivian Light Van, a versão de segunda geração do veículo de distribuição elétrico da start-up norte-americana.
Em conjunto esperam otimizar a produção de veículos para permitir que ambos os produtos saiam da mesma linha de montagem. Todavia, a parceria não será limitada as estes comerciais, mas irá estender-se a outras opções para aumentar as sinergias desta joint-venture.
Nova gama elétrica a partir de 2025
"A partir de 2025, todos os comerciais baseados na nossa nova arquitetura VAN.EA serão apenas elétricos", sublinha Mathias Geisen, CEO da Mercedes-Benz Vans. "Como parte desta transformação estamos a unir forças com a Rivian, um parceiro inspirador e dinâmico com uma forte posição tecnológica.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Sustaineer antecipa futuras soluções tecnológicas
A Rivian e a Mercedes-Benz dizem que partilham a mesma ambição de "aumentarem rapidamente a escala de produção de comerciais elétricos para ajudar o mundo na transição para um transporte mais limpo".
Para que tal seja possível vão trabalhar em conjunto para melhorarem a eficiência de custos e tornarem estes produtos mais acessíveis para todos".