Fusão de Classe C e E... com seis cilindros. Mercedes apresenta o coupé CLE

A Mercedes-Benz apresenta (finalmente!) aquele a que caberá suceder, não a um, mas a dois coupés - o CLE. Chega aos concessionários em 2024.

Depois de ter decidido reduzir oferta de coupés, a Mercedes-Benz apresenta (finalmente!) aquele a que caberá suceder à versão de apenas duas portas, tanto ao Classe C, como do Classe E: o CLE. Um Coupé que terá direito também a Cabriolet, mas que só deverá começar a chegar aos concessionários em 2024.

Há muito aguardado, este novo CLE apresenta, de resto, um conjunto de novidades significativas, que lhe permitem aspirar a objectivos que, até aqui, eram partilhados, não por um, mas por dois modelos - o Classe C Coupé e o Classe E Coupé.

Na base desta ambição, surge, desde logo, uma plataforma cuja distância entre eixos iguala o valor anunciado pelo último Classe C Coupé  (2,865 metros) e que é maior, por exemplo, que o anunciado pelos principais rivais (BMW Série 4 e Audi A5), além de garantir um comprimento total maior que o do irmão - 4,85 metros.

Mercedes-Benz CLE Coupé
Mercedes-Benz CLE Coupé

Na verdade e graças a estes números, o novo CLE consegue, inclusivamente, oferecer mais 60 litros na bagageira, que o C Coupé!

Motores MHEV... e seis cilindros

No entanto, as novidades não se ficam pelas dimensões exteriores, mas abarcam, igualmente, as motorizações, com este novo CLE a beneficiar, não apenas dos motores a gasolina e Diesel já conhecidos do Classe E, todos eles já com tecnologia Mild Hybrid e a oferecer maior boost elétrico (23 cv, contra os anteriores 20 cv), mas também e principalmente, do regresso à oferta de um seis cilindros. Neste caso, materializado na versão CLE 450 4Matic, a prometer uma potência máxima de 381 cv, além de um binário total de 500 Nm, mas também uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em tão-só 4,4 segundos.

LEIA TAMBÉM
Apenas 1.000 unidades. Mercedes G63 ganha edição especial 'Grand Edition'

Quanto às restantes motorizações, todas elas com base em quatro cilindros, uma oferta que começa no 220d de 200 cv e que é o único bloco Diesel disponibilizado com o modelo, a que se juntam, depois, duas propostas a gasolina: o CLE 200 com 204 cv e 320 Nm, que tal como o Diesel é proposto de série apenas com tracção traseira, e o CLE 300, com 258 cv e 400 Nm, mas também já com tracção integral 4Matic. O que também lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2s.

Referir, ainda, que, nenhuma destas motorizações estará disponível, de série, com caixa manual, mas apenas com transmissão automática de nove velocidades (9G-Tronic).

O Mercedes-Benz CLE recupera os seis cilindros para este modelo
O Mercedes-Benz CLE recupera os seis cilindros para este modelo

Para o futuro próximo, enquanto os rumores falam numa versão 53, equipada com o mesmo bloco M256 de seis cilindros 3,0 litros turbo que estava disponível no GLE 53, e que anunciava 435 cv de potência e 560 Nm de binário, a Mercedes assegura, para já, apenas a chegada da variante descapotável deste CLE, difundindo, inclusivamente, duas imagens. Assim como a promessa de chegada aos mercados já em 2024, mais ou menos a mesma altura em que deverão ser igualmente divulgadas as motorizações híbridas plug-in deste mesmo modelo.

Design inspirado no Classe C

Finalmente e falando do design deste novo CLE Coupé, linhas muito semelhantes à do Classe C, ainda que com o pára-brisas a parecer ligeiramente mais inclinado, ao mesmo tempo que o vão dianteiro surge mais curto, enquanto, o traseiro, está mais comprido. Tudo isto, complementado com cavas das rodas maiores e que ajudam a dotar a carroçaria de uma aparência mais generosa.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEAprsInt2023_destaque.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEAprsInt2023_coupé.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEAprsInt2023_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEAprsInt2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEAprsInt2023_optica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEAprsInt2023_vidros.jpg]

Já no habitáculo, um replicar daquele que é o ambiente já conhecido do Classe C, com o destaque a ir não somente para um painel de instrumento digital de 11,9 polegadas, como também e principalmente, para o ecrã central táctil de 12,3 polegadas, parte de um mais evoluído sistema de infotainment MBUX, já com ligação 5G, e que permite, por exemplo, videochamadas via Zoom, o acesso a redes sociais como o Tik Tok, ou até mesmo jogar Angry Birds.

Sendo que, a favorecer a promessa, também, de maior espaço interior do que, por exemplo, o rival BMW Série 4, surge m os novos bancos de design exclusivo, com duas saídas de som ao nível dos apoios de cabeça, parte do sistema Burmester proposto de série. Ainda assim, apenas uma das várias

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEAprsInt2023_bancosfrte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEAprsInt2023_cockpit.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/07/MercedesCLEApresInt2023_cockpit2.jpg]

Isto, sem esquecer a novidade que são as alças na borda superior dos encostos, uma novidade na Mercedes, e que servem para despoletar o sistema que facilita o acesso aos lugares traseiros.

Nos concessionários já em 2024

Segundo as informações divulgadas pela Mercedes-Benz, este novo CLE Coupé deverá iniciar comercialização, na Europa, durante o próximo mês de novembro, embora a chegada aos concessionários esteja prevista apenas já para 2024.

O Mercedes-Benz CLE Cabriolet também já tem chegada garantida
O Mercedes-Benz CLE Cabriolet também já tem chegada garantida

Quanto a preços, tudo está ainda por definir, dependendo, inclusivamente, do posicionamento que o modelo vier a tomar - se no patamar do Classe C ou, pelo contrário, mais acima, no do Classe E...