A Mercedes-Benz vai entrar no segmento dos monovolumes compactos com o Classe T, sendo já conhecidos os níveis de equipamentoe preços. A gama será proposta em três motorizações, duas a gasolina e uma diesel.
O novo Mercedes-Benz Classe T já pode ser encomendado, estando prevista a chegada das primeiras unidades a Portugal para o próximo mês de julho.
O novo modelo assume o posicionamento de um monovolume compacto que possibilita o acesso à gama da marca alemã aos utilizadores particulares que necessitam de um espaço maior ao proporcionado por um SUV do mesmo segmento ou mesmo superior.
O elevado nível de equipamento é um dos argumentos do Mercedes-Benz Classe T, destacando-se o sistema multimédia MBUX com ecrã tátil de 7 polegadas e integração de smartphone, volante multifunções com botões Touch Control, ar condicionado e KEYLESS START.
A dotação de série compreende igualmente as duas portas laterais deslizantes, facilitando o acesso aos lugares traseiros de um habitáculo que apresenta materiais de qualidade.
O apoio de braço central possui revestimento em couro ARTICO sintético preto, enquanto que os apoios de braços e painéis centrais nas portas são revestidos com NEOTEX. Todas as versões têm um elemento de adorno com acabamento preto de alto brilho no painel de instrumentos.
Dois níveis de equipamento
Para realçar o seu caráter de elevada qualidade, estão disponíveis duas linhas de equipamento em Portugal: Style e Progressive. Na dotação de série de ambas estão incluídos vários sistemas de assistência à condução e sete airbags, que contribuem para o elevado nível de segurança do Classe T.
A linha Style carateriza-se por um design sofisticado com um toque dinâmico. A exclusividade é sublinhada pelo revestimento dos bancos em couro ARTICO sintético preto/ microfibra MICROCUT, com costura dupla e elementos de acabamento preto de alto brilho nas portas e na consola central ou, opcionalmente, em amarelo limonite mate.
Os apontamentos de design incluem ainda vários destaques cromados nas saídas de ar, altifalantes e puxadores das portas. Entre os elementos adicionais destaque para a iluminação ambiente e as práticas mesas dobráveis na parte traseira dos bancos dianteiros. Ao nível de elementos exteriores, destaque para as jantes de design de 16 polegadas, com desenho de cinco raios, vidros escurecidos na traseira e portão traseiro do compartimento de carga.
A linha Progressive, por sua vez, foi projetada para acentuar toda a elegância do Classe T, colocando ainda mais ênfase nos equipamentos de luxo. A secção superior do painel de instrumentos é revestida em NEOTEX, com costura contrastante.
Os bancos em couro sintético integral ARTICO preto, com costura branca e os elementos decorativos em prata mate na consola central e nas portas, reforçam o caráter premium do veículo. As portas deslizantes já têm janelas com abertura elétrica.
O exterior faz uma declaração visual, com um elemento de acabamento cromado no portão traseiro, jantes em liga leve de 16 polegadas, com desenho de dez raios, e faróis LED de alta performance, bem como lâmpadas traseiras parcialmente em LED.
Assistência à condução
O Mercedes-Benz Classe T é proposto com vários sistemas de assistência à condução. Ambas as versões contam com Assistência ao Arranque em Subidas, Assistente de Vento Lateral, ATTENTION ASSIST, Assistente de Faixa de Rodagem, Assistente de Ângulo Morto e Assistente Ativo de Limite de Velocidade.
Entre os opcionais destaque para Assistente Ativo de Estacionamento com PARKTRONIC e a câmara traseira. Em combinação com o acoplamento de reboque opcional, o Classe T conta ainda com o Assistente de Estabilidade de Reboque. Os faróis LED de Alta Performance e as lâmpadas traseiras LED parciais também contribuem para o elevado nível de segurança ativa, sendo de série na linha Progressive.
O monovolume compacto premium cumpre ainda todos os padrões de segurança estabelecidos da marca em termos de sistemas de retenção. A dotação de série inclui um um total de sete airbags instalados para proteger os passageiros do veículo.
Um destaque particular, e não apenas no segmento dos monovolumes compactos, é o airbag central. Em caso de impacto lateral severo, o airbag central é ativado entre o banco do condutor e o banco do passageiro dianteiro, o que serve para reduzir o risco dos dois ocupantes colidirem entre si.
Também foi dada elevada atenção à segurança dos passageiros mais novos: de série, as fixações iSize da cadeira para criança com fixações ISOFIX e TopTether estão instaladas nos bancos traseiros exteriores, bem como no banco dianteiro do passageiro, com desativação automática do airbag. Para acomodar uma quarta criança, pode ser instalado um banco de reforço na zona central do banco traseiro.
Preços e motores
Na fase de lançamento, o Mercedes-Benz Classe T estará disponível na versão de chassis curto, com comprimento exterior de 4,5 metros e cinco lugares, estando prevista a introdução, mais tarde, da variante longa com sete lugares.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Classe T quer ser referência nos mini-MPV premium
No capítulo mecânico, o Classe T contará com motorizações diesel de 116 cv (T 180 d) e a gasolina de 102 cv (T 160) e 131 cv (T 180). Todas contam com com a função ECO start/stop. Além da caixa de velocidades manual, que é de série, também está disponível, em opção, uma transmissão de dupla embraiagem de sete relações.
Quanto a preços, o T60 de 102 cv, com caixa manual, passa a ser a versão mais acessível na gama de passageiros da Mercedes-Benz, estando disponível a partir de 21.777 euros. O T 180 de 131 cv será proposto a partir de 28.127 euros, enquanto o T 180 d de 116 cv tem um preço de venda ao público a partir de 33.025 euros. A diferença de preço entre o nível de equipamento Style e Progressive é de 1550 euros.