A Mercedes-Benz lançou a nova geração do Classe S, que combina tecnologia e luxo, para reforçar a sua posição no segmento das berlinas executivas. O novo modelo tornou-se mais inteligente para oferecer um nível superior de experiência de condução e em viagem.
A Mercedes-Benz apresentou a nova geração do Classe S, a berlina executiva mais vendida em todo o mundo, que recebeu novos argumentos para reforçar a sua posição de liderança no segmento.
Com uma projeção dianteira curta, uma longa distância entre-eixos e uma projeção traseira equilibrada, o novo Classe S mantém as proporções de uma berlina clássica executiva. As amplas vias e as rodas instaladas à face com um design moderno proporcionam um aspeto musculado.
A versão de chassis curto do novo Classe S aumentou 54 mm face ao modelo anterior para 5179 mm e a versão longa cresceu 34 mm para 5289 mm.
O novo modelo também é mais largo do que o anterior, sendo a diferença de 55 mm (1954 mm). Todavia, a largura total com espelhos diminuiu 21 mm para 2109 mm.
Os grupos óticos dianteiros caraterizam a parte frontal e possuem as luzes de circulação diurna de três pontos que são típicas deste modelo.
Os puxadores das portas são novos e eletricamente extensíveis quando o condutor se aproxima, graças ao sistema Keyless-Go. O aspeto dinâmico mantém-se na traseira, onde se destacam os novos farolins.
Ambiente luxuoso
"Com a mais recente geração queremos oferecer aos nossos clientes inovação, segurança, conforto e qualidade nunca vistos anteriormente", sublinha Ola Källenius, presidente da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG".
O ambiente interior do novo Classe S é caraterizado pela mais moderna expressão do luxo. Os estilistas criaram um ambiente agradável de salão sobre rodas, que se distingue pela elegância, alta qualidade e iluminação clara.
Com a sua nova moderna arquitetura, um design limpo e disposição do ecrã, o tablier é uma das principais novidades.
O ambiente agradável é reforçado pelo elevado conforto de rolamento e pelo baixo ruído a bordo, como também pelos programas Energizing Comfort, que foram desenvolvidos para garantir o bem-estar dos ocupantes.
Segunda geração MBUX
O Mercedes-Benz Classe S estreia a segunda geração do sistema multmedia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) que passa a contar com novas funcionalidades e serviços digitais. O interior do veículo é ainda mais digital e inteligente, sendo possível optar por cinco ecrãs de grandes dimensões.
As possibilidades de personalização são agora maiores, quer nos lugares traseiros, quer nos dianteiros. O novo ecrã 3D do condutor oferece uma visão espacial e um efeito tridimensional é alcançado mesmo sem óculos 3D.
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O ecrã do condutor e o ecrã multimédia oferecem uma plena experiência visual. A aparência dos ecrãs pode ser personalizada com uma seleção de quatro estilos de indicação (Discreet, Sporty, Exclusive e Classic) e três modos (Navigation, Assistance e Service).
Bancos com de programas de massagem
Os bancos convidam literalmente os ocupantes a sentar e a relaxar. O tema de design fluido e tridimensional transmite uma impressão de luminosidade.
Até 19 servomotores nos bancos dianteiros permitem uma acomodação confortável – um número que indica a complexidade da tecnologia instalada nos bancos. No entanto o conforto dos mesmos ainda não é suficiente: os bancos também desempenham um papel importante no que diz respeito à segurança.
O novo Mercedes-Benz Classe S disponibiliza dez programas diferentes de massagem, que utilizam os servomotores de vibração e podem aumentar o efeito de uma massagem relaxante com tratamento de calor através do princípio da pedra quente.
Para esta finalidade, o aquecimento do banco é combinado com as câmaras de ar nos bancos multicontorno ativos. As câmaras de ar estão agora mais próximas da superfície do banco e, portanto, permitem sentir ainda mais o efeito e uma maior facilidade de controlo.
Por sua vez, o compartimento traseiro oferece cinco possibilidades diferentes de configuração do banco, podendo ser utilizado como uma zona de trabalho ou de repouso.
Uma nova característica é a almofada adicional aquecível no apoio de cabeça, que está disponível para os dois bancos traseiros com regulação elétrica.
A regulação longitudinal e o ângulo de inclinação do banco do passageiro dianteiro na configuração chauffeur e ainda o banco inclinável atrás do mesmo também foram melhorados.
Estacionamento autónomo
A nova geração do Mercedes-Benz Classe S vai ser comercializada com motores a gasolina e diesel de seis cilindros em linha, que oferecem níveis dos 286 cv aos 435 cv.
A oferta será reforçada mais tarde com um motor V8 com sistema ISG (motor de arranque e alternador integrado) e sistema de bordo de 48V, estando ainda prevista uma versão híbrida plug-in no final de 2021 com autonomia em modo elétrico de até 100 km.
O novo Classe S recebe um conjunto alargado de sistemas de assistência à condução, que podem responder perante colisões iminentes se a situação o exigir.
A melhoria dos sensores de deteção das condições circundantes ao veículo permite oferecer ao condutor uma melhor assistência no estacionamento nas manobras a baixa velocidade. A operação é mais rápida e mais intuitiva graças à integração no MBUX.
A opcional direção do eixo traseiro está integrada nos assistentes de estacionamento, com a adaptação adequada do cálculo das trajetórias. As funções de travagem de emergência servem também para proteger os outros utentes da estrada.
O condutor também pode estacionar e remover o veículo do lugar de estacionamento através do smartphone com o assistente remoto de estacionamento. A operação foi significativamente simplificada.
Se o veículo estiver equipado com a pré-instalação do INTELLIGENT PARK PILOT, o Classe S está preparado para o sistema Automated Valet Parking (AVP, SAE Nível 4).
Em conjunto com o necessário equipamento opcional e o correspondente serviço Connect (em função do país a que se destina o veículo), o novo Classe S tem a tecnologia de bordo para entrar e sair de parques de estacionamento multipiso.
Porém, têm de estar equipados com infraestrutura AVP, de um modo extremamente automatizado e sem um condutor, desde que o código de estrada do país em questão permita tal operação.
Suspensão totalmente ativa
As manobras no novo Mercedes-Benz Classe S também são facilitadas pelos novos sistemas de suspensão. A direção do eixo traseiro (opcional) com um ângulo da direção de até 10° melhora a capacidade de manobra em áreas urbanas ao nível de um modelo compacto.
Mesmo no Classe S versão longa e com tração integral, o diâmetro de viragem foi reduzido em 1,9 metros para um valor inferior a 10,9 metros.
Em opção está disponível o sistema de suspensão totalmente ativa E-ACTIVE BODY CONTROL com sistema elétrico de 48 V que oferece uma combinação exclusiva de conforto com agilidade, acrescida ainda da proteção adicional na eventualidade de uma colisão lateral.
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A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento de ajuste contínuo ADS+ é um equipamento de série. A estreita comunicação entre todos os sistemas de suspensão e de controlo assegura as máximas estabilidade e segurança.
A Mercedes-Benz acrescentou agora uma nova função do sistema PRE-SAFE Impulse Side às suas medidas na fase pré acidente: na eventualidade de uma iminente colisão lateral, a carroçaria do veículo pode ser elevada em até 80 mm pela suspensão E-ACTIVE BODY CONTROL em apenas alguns décimos de segundo.
Esta função permite reduzir as cargas aplicadas às estruturas da porta, pois a embaladeira da porta tem uma maior capacidade de absorção da energia do impacto graças à sua posição mais elevada.
Como resultado, é possível reduzir a deformação do habitáculo e as cargas que atuam nos ocupantes. Os sensores de radar são utilizados na deteção de uma potencial colisão lateral.
O novo Mercedes-Benz Classe S pode ser encomendado a partir de meados de setembro e estará disponível nos concessionários em dezembro.