Chega no outono a nova geração do Mercedes-Benz Classe E, que foi desenvolvida para ser uma ponte entre tradição e digitalização. A marca alemã promete uma experiência de entretenimento imersiva, interativa e inteligente. Metade das versões vendidas na Europa serão híbridas plug-in.
Após uma elevada expectativa, a Mercedes-Benz revelou oficialmente a nova geração do Classe E, modelo que tem sido uma das referências indiscutíveis no segmento E, isto é, dos veículos familiares grandes / executivos. A marca alemã reivindica que o novo Classe E foi desenvolvido para constituir uma ponte entre a tradição e a modernidade, sublinhada neste último capítulo por um elevado nível de digitalização.
Começando pela tradição, o novo Mercedes-Benz Classe E mantém as proporções clássicas de um automóvel de três volumes (berlina), com uma projeção dianteira curta e um capot longo. Com um comprimento exterior de 4,95 metros, uma largura de 1,88 metros e uma altura de 1,69 metros, as suas formas aerodinâmicas apresentam um coeficiente de arrasto de 0.23, idêntico ao do seu antecessor.
O aumento de dois centímetros na distância entre-eixos para 2,96 metros permitiu à marca alemã oferecer um espaço generoso na área dos passageiros e disponibilizar uma bagageira com um volume útil de até 540 litros.
A ligação entre a tradição e a modernidade é assegurada pela secção frontal, que inclui um painel em superfície preta que estabelece a ligação entre a grelha do radiador e os grupos óticos. Este elemento em preto brilhante é inspirado na família de veículos elétricos Mercedes-EQ.
Em função da linha de equipamento, o design da grelha do radiador tridimensional pode progressivo ou clássico, estando disponível, em opção, a iluminação envolvente da mesma. A iluminação exterior é assegurada, de série, por luzes LED de elevada performance. Em opção é proposto do Digital Light, com e sem função de projeção de luz.
Digitalização
No habitáculo, a principal novidade consiste no painel de instrumentos digital. Se estiver equipado com o ecrã opcional do passageiro, a extensa superfície vidrada do MBUX Superscreen prolonga-se até ao ecrã central.
A marca alemã refere que as inovações digitais introduzidas no Classe E permitem aos ocupantes de usufruirem de muitos conteúdos online, incluindo música, jogos e mesmo televisão em direto ou videos em streaming.
Contudo, e por uma questão de segurança, quando o veículo está em andamento, o campo de visão do condutor restringe-se apenas ao seu ecrã, não sendo possível ver os conteúdos no lado do passageiro. Os modelos sem ecrã do passageiro dispõem de um grande painel que se estende até ao meio. O ecrã central dá a sensação de flutuar por cima da superfície côncava daquele painel.
O pacote Entertainment (MBUX Entertainment Plus) estará disponível no Classe E e inclui serviços Mercedes me connect e um pacote de dados de um fornecedor externo. Dependendo mercado pode ser utilizado um módulo de transmissão com tecnologia 5G, que oferece uma maior velocidade de transmissão de dados do que o LTE / UMTS.
O Classe E está disponível com chave do veículo digital, possibilitando a abertura das portas com recurso a um dispositivo móvel, incluindo iPhone e Apple Watch. A partilha da chave também é possível, existindo vários canais digitais que podem ser usados para convidar familiares ou amigos para usarem o Classe E. O proprietário pode atribuir direitos diferentes, desde o acesso ao veículo até à condução. A chave digital pode ser partilhada por até 16 pessoas.
Maior habitabilidade
O Mercedes-Benz Classe E já era uma das referências do segmento em termos de habitabilidade, mas como se ainda não fosse suficiente os engenheiros da marca procuram melhorar o espaço disponível para todos os ocupantes.
Assim, o condutor tem mais cinco centímetros de altura para a cabeça do que no modelo anterior. Os ocupantes dos lugares traseiros são aqueles que mais beneficiaram do aumento de dois centímetros na distância entre-eixos. O espaço para os joelhos e para as pernas aumentou 10 mm e 17 mm, respetivamente. A largura para os ombros também cresceu na traseira, sendo agora de 1,52 metros, um aumento de 2,5 centímetros e quase idêntico ao Classe S.
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Para o bem estar a bordo contribui igualmente o novo sistema Energizing Comfort que inclui um novo programa de anti-enjoo que ajuda os ocupantes que sofrem deste problema a aliviar os sintomas.
O sistema de ar condicionado automático opcional Thermotronic possui um sistema de controlo digital das saídas da ventilação que ajusta a sair de ar para o cenário pretendido. Isto pode ser feito para cada assento através do perfil de utilizador. Contudo, as saídas da ventilação também ser reguladas manualmente, como é habitual.
Metade das motorizações PHEV
O Mercedes-Benz Classe E vai ser proposto na Europa em seis motorizações eletrificadas, sendo que metade delas possuem tecnologia micro-híbrida e as restantes são híbridas com bateria recarregável externamente (PHEV).
A oferta a gasolina assenta no bloco de 1999 cc (E 200), que desenvolve uma potência de 204 cv e um binário de 320 Nm, acrescendo 23 cv e 203 Nm por parte do sistema híbrido suave (mild-hybrid). A opção diesel continua disponível, nas versões E 220 d e E 220 d 4MATIC, baseadas no bloco de 1993 cc, que oferece uma potência de 197 cv cv e um binário de 440 Nm, enquanto o sistema micro-híbrido contribui com um acréscimo de 23 cv de potência e 205 Nm de binário.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Mercedes-Benz-Classe-E_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Mercedes-Benz-Classe-E_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Mercedes-Benz-Classe-E_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Mercedes-Benz-Classe-E_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Mercedes-Benz-Classe-E_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Mercedes-Benz-Classe-E_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/04/Mercedes-Benz-Classe-E_001.jpg]No que se refere à oferta híbrida com bateria recarregável externamente, esta combina um motor de combustão de 1999 cc que desenvolve uma potência de 204 cv nas versões E 300 e e E 300 e 4MATIC ou 252 cv na E 400 e 4MATIC, com um motor elétrico de debita uma potência de 129 cv (95 kW). A linha motriz integra ainda uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 25,4 kWh, a qual permite percorrer mais de cem quilómetros em modo elétrico, segundo ciclo WLTP.
Quatro rodas direcionais
O comportamento ágil do novo Classe E deve-se, em parte, a uma suspensão dianteira com quatro braços e a uma traseira independente multi-link com cinco braços. Em amos os eixos, as molas e os amortecedores estão combinados numa única estrutura.
As versões híbridas suaves estão equipadas, de série, com o sistema de suspensão de molas Agilty Control com sistema seletivo de amortecimento. A suspensão é 15 mm mais baixa do que das variantes híbridas plug-in.
Em opção está disponível o pacote Technology, que compreende o sistema de suspensão pneumática Airmatic com a o sistema ADS+ que ajusta continuamente o amortecimento e o eixo traseiro direcional. Este último também integra a lista de opcionais e oferece um ângulo de viragem de 4,5 graus na traseira, reduzindo a distância de viragem das rodas até 90 centímetros.
Mais assistência ao volante
O Mercedes-Benz Classe E conta, de série, com vários sistemas de apoio à condução, destacando-se o assistente de distância à condução Distronic, assistente de atenção, assistente de travagem ativa (ABA), assistente de manutenção da faixa de rodagem, assistente de manutenção com câmara traseira e assistente de limite de velocidade.
O assistente de estacionamento ativo, que é de série, pode ser iniciado a partir do ecrã tátil e a velocidade automatizada desta função aumentou até 4 km/h.
Para aumentar a segurança na condução, o Classe E recebeu o sistema de assistência à atenção com deteção de distração que em conjunto com uma câmara 3D (igualmente opcional) não só se apercebe de sinais de micro-sonolência se o condutor não tiver os olhos da estrada, mas também avisa se estiver distraído com sinais acústicos e visuais.
Preparado para estacionamento autónomo
Se mesmo assim o condutor não retomar a atenção para a situação de trânsito, o sistema faz um segundo alerta e emite um aviso acústico contínuo. Caso o condutor não reaja, o sistema inicia uma travagem de emergência.
O Classe E já está preparado para o sistema de estacionamento totalmente autónomo, graças aos sistemas opcionais Intelligent Parking Pilot e Mercedes me connect service.
A comercialização do novo Classe E arranca no verão deste ano, estando previstas as primeiras entregas aos clientes para o outono.