Mercedes-Benz Classe E Station vem com mais espaço e tecnologia

O novo Mercedes-Benz Classe E Station vai entrar em comercialização no outono deste ano com mais espaço para os passageiros, mais tecnologia

O novo Mercedes-Benz Classe E Station vai entrar em comercialização no outono deste ano com mais espaço para os passageiros, mais tecnologia e, pela primeira vez, aplicações de terceiros.

A nova carrinha Classe E cresceu 28 mm em largura relativamente à anterior e 22 mm na distância entre-eixos que agora é de 2,96 metros. A capacidade da bagageira é de 615 litros, valor abaixo dos 650 litros do Volvo V90, mas acima dos 586 litros do Audi A6 Avant. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade aumenta para uns impressionantes 1830 litros.

As versões híbridas plug-in, que constituem metade da oferta de motorizações, vêm diminuir ligeiramente o volume da bagageira para os 460 litros com os bancos em posição normal, aumentando para os 1675 litros com estes totalmente rebatidos.

Em termos de imagem, a ligação entre a tradição e a modernidade é evidenciada pela superfície em forma de painel preto liga a grelha do radiador aos faróis. Este elemento preto brilhante relembra os modelos EQ.

Terceira geração MBUX

Passando ao habitáculo, o painel de instrumentos e o painel de bordo contribuem para a experiência digital no interior. Se o Classe E Station estiver equipado com o display opcional do passageiro dianteiro, uma grande superfície em vidro do MBUX Superscreen estende-se até ao display central.

Visualmente dissociado do MBUX Superscreen está o display do painel de instrumentos de alta resolução no campo de visão do condutor. Os símbolos principais no display central e no opcional display do passageiro são agora mais simples e também estão codificados por cores para corresponderem aos mosaicos do smartphone. 

O Classe E recebeu a terceira geração do sistema MBUX que já vem com realidade aumentada, assistente de voz e streaming de música online. O programa de entretenimento também é o mais interativo de sempre. Os especialistas de software na Mercedes-Benz desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite instalar aplicações de terceiros.

No lançamento de mercado, as seguintes aplicações estão disponíveis no ecrã central: a plataforma de entretenimento "TikTok", o jogo "Angry Birds", a aplicação de colaboração "Webex", a aplicação de comunicação "Zoom", o navegador "Vivaldi" e a aplicação de podcast "Pocket Casts". Outra funcionalidade nova é uma câmara de selfie e de vídeo (parte integrante do opcional MBUX Superscreen) no topo do tablier.

Três motorizações no lançamento

A tecnologia de condução autónoma de nível 4 já está disponível através do opcional Intelligent Parking Pilot e do sistema Automated Valet Parking. Com o pack Parking com funções de estacionamento remoto (opcional para a motorização híbrida plug-in) e o serviço Intelligent Parking Pilot (em função do país) dos serviços Mercedes me connect o novo Classe E está equipado com tecnologia para estacionar e sair de lugares de estacionamento de forma totalmente automática, sem condutor.

Como pré-requisito, a correspondente legislação nacional deve permitir o funcionamento do sistema Automated Valet Parking, os parques de estacionamento devem estar equipados com a infraestrutura necessária e o correspondente serviço Mercedes me connect para o Classe E deve estar disponível e ser subscrito.

LEIA TAMBÉM
À imagem do EQS. Mercedes mostra novo Classe E com MBUX Superscreen

Na fase de lançamento, o Classe E Station estará disponível em três motorizações: E 200 a gasolina com motor de 1999 cc e 204 cv; E 220 d, com bloco diesel de 1993 cc e 197 cv; E 300 e, com linha híbrida plug-in, que associa um motor de combustão a gasolina de 1999 cv com 204 cv e um motor elétrico de 95 kW (129 cv). Mais tarde, a gama será reforçada com motorizações plug-in diesel.