A nova geração do Mercedes-Benz Classe E chega este ano e deverá ser ligeiramente maior do que a atual. O design será inspirado no Classe S, enquanto as motorizações a gasolina e diesel serão eletrificadas, As carroçarias coupé e cabriolet deverão desaparecer da gama.
Conhecido internamente com o nome de código de W214, o novo Classe E vai receber atualizações como condução autónoma de nível três em países onde já é legal e conectividade 5G para atualizações remotas a alta velocidade.
O Classe E é um dos últimos modelos da marca de Estugarda a utilizar a plataforma MRA. Na nova geração, a berlina ter uma distância ligeiramente maior do que a atual, enquanto as vias também cresceram, o que se traduz em dimensões maiores no exterior e no interior.
Todas as versões da nova Classe E serão eletrificadas, sendo disponibilizados blocos de quatro e seis cilindros. O propulsores de quatro cilindros existentes atualmente, M254 a gasolina e OM 654 a gasóleo, serão propostos exclusivamente com gerador de arranque integrado e sistema elétrico de 48V, assim como alterações nos seus sistemas de escape para permitir cumprir as normas de emissões Euro 7.
Linhas motrizes eletrificadas
Os motores turbo de seis cilindros em linha M256 a gasolina de 2,9 litros e OM 656 a gasóleo de 3,0 litros também deverão receber atualizações semelhantes. Estas motorizações serão disponibilizados com tecnologia híbrida suave e híbrida plug-in, com níveis de potência de 441 cv e 335 cv, respetivamente.
A versão híbrida plug-in conta com uma bateria de 28,6 kWh, a mesma utilizada no Mercedes-Benz S580e, que proporciona uma autonomia elétrica de aproximadamente 100 quilómetros.
Os motores serão associados a uma caixa automática de nove velocidades com conversor de binário. As versões menos potentes terão tração traseira, enquanto as mais potentes, incluindo as transformadas pela AMG, contarão com o sistema de tração integral 4MATIC.
Menos carroçarias
Além da berlina, a nova geração do Mercedes-Benz Classe E também terá uma carroçaria station-wagon e uma versão All Terrain. A gama incluirá ainda uma berlina desportiva AMG E53, que se distinguirá pela grelha, pelos travões maiores e o escape desportivo. O novo Classe E será proposto, em opção, com suspensão pneumática e, pela primeira vez, com eixo traseiro direcional.
LEIA TAMBÉM
Novo Mercedes-Benz GLC recebe motorizações híbridas plug-in
Incerto será o futuro de algumas versões do Classe E, designadamente o coupé e o cabriolet. Alguns rumores sugerem que o novo CLE poderá servir de substituto para aquelas versões e para os modelos mais pequenos de duas portas do Classe C.
O design do novo Classe E será inspirado no do Classe E, esperando-se uma frente mais pronunciada, com linhas superiores mais angulares e uma grelha maior cromada. A traseira, por sua vez, será mais esguia, sendo descrita como uma mistura entre o novo Classe S e o Classe C.