Mercedes-Benz Classe E All-Terrain. O terceiro elemento que vai a (quase) todo o lado

Terceiro elemento da gama Classe E da Mercedes-Benz é o All-Terrain, que dispõe de suspensão pneumática que permite ir a (quase) todo o lado.

O terceiro elemento da gama Classe E da Mercedes-Benz é o All-Terrain, que dispõe de uma suspensão pneumática que permite ir a (quase) todo o lado. Os elementos de exterior são distintivos e apresentam um aspecto mais radical. No lançamento estarão disponíveis três motorizações, incluindo um híbrida plug-in diesel com 312 cv. 

Após ter revelado as versões Limousine e Station, a Mercedes-Benz completa a oferta da nova Classe E com a variante que faltava, a All-Terrain. Para conseguir circular em pisos de terra vem equipada de série com uma suspensão pneumática Airmatic de câmara simples, a qual assegura mais 46 mm de distância ao solo e um amortecimento variável nas fases de compressão e retorno dos amortecedores. 

Em termos de imagem, o Classe E All Terrain possui um visual mais radical de todo-o-terreno, destacando-se elementos de design como a grelha dianteira exclusiva, para-choques especiais, proteções inferiores dianteira e traseira cromadas brilhantes e os revestimentos dos guarda-lamas em cinzento escuro. 

Em comparação com a versão Station convencional do Classe E, a All-Terrain é maior apenas em altura. O comprimento é quase o mesmo, com 4,95 metros. A largura é de 1,90 metros e a altura de quase 1,50 metros. Os pneus de série têm dimensões de 235/55 R 18 e são montados em jantes de 8 J x 18. Opcionalmente, estão disponíveis jantes de até 20 polegadas.

Interior mais espaçoso

Em termos de largura, o novo Classe E All-Terrain tem mais 2,8 centímetros do que o anterior, enquanto a distância entre-eixos aumento 2,2 centímetros para 2,96 metros. Estas alterações permitem tornar as viagens mais agradáveis para os ocupantes dos assentos traseiros, que passaram a ter uma largura interior disponível de 1,52 metros e mais espaço para os joelhos e para as pernas.

O compartimento das bagagens também aumentou, variando entre 615 a 1830 litros na versões de combustão e de 460 a 1875 litros na híbrida plug-in. Além disso, os assentos traseiros rebatem numa proporção de 40:20:40. A operação é realizada através de dois botões de pressão nos lados esquerdo e direito do encosto do banco. 

A porta do compartimento de carga Easy-Pack é de série, abrindo e fechando comodamente com o simples pressionar de um botão: utilizando a chave de comando, o interruptor na porta do condutor ou o manípulo de abertura na porta do compartimento de carga. A cobertura retrátil do compartimento de carga e a rede divisória (ambas de série) são bipartidas, tendo cada metade o seu próprio carrete.

Três motorizações

No capítulo mecânico serão propostas três motorizações na fase de lançamento: diesel, gasolina e híbrida plug-in. Os modelos de motor de combustão equipados com motores de quatro e seis cilindros da família de motores modulares da Mercedes-Benz (FAME), todo eletrificados.

Com tecnologia de sobrealimentação inteligente e um motor de arranque/alternador integrado (ISG) a complementar o turbocompressor, ambas as versões diesel e a gasolina são parcialmente híbridas. Uma nova bateria permitiu aumentar a potência do motor elétrico de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.

Por sua vez, a versão híbrida plug-in combina um bloco diesel de 1993 cc com 197 cv e um motor elétrico de 95 kW (129 cv), permitindo, com recurso a uma bateria de 19,5 kWh de capacidade útil, percorrer até 100 quilómetros em modo elétrico, mesmo em modo "off-road" em estradas não pavimentadas. 

A potência elétrica total está disponível até à velocidade do veículo de 140 km/h, a partir da qual é suavemente limitada. Um equipamento tecnologicamente avançado é o servofreio eletromecânico inteligente. Este assegura que o sistema de travagem combina a recuperação de energia elétrica com a travagem hidráulica para a máxima eficiência.

Com e sem Superscreen

O Classe E All-Terrain recebe a terceira geração do sistema multimedia MBUX, cujos gráficos do painel de instrumentos digital podem ser personalizados com uma seleção de dois estilos de exibição (clássico e desportivo) e três modos (navegação, assistência, serviço). Com o novo MBUX, os símbolos no display principal são agora mais simples e codificados por cor para terem uma aparência semelhante aos mosaicos do ecrã de um smartphone.

Em opção está disponível o MBUX Superscreen, que inclui um ecrã para o passageiro dianteiro. Nesta configuração, uma superfície em vidro estende-se até ao ecrã central. Visualmente separado deste, no campo de visão do condutor, está o display do painel de instrumentos. 

Os modelos sem ecrã do passageiro dianteiro integram um elemento de acabamento interior de grandes dimensões que se estende até ao centro. O ecrã central aparenta flutuar acima da superfície côncava deste elemento. 

O terceiro membro da gama Classe E da Mercedes-Benz chega aos concessionário a partir do primeiro trimestre de 2024.