Roma renova frota de autocarros com 100 Mercedes-Benz Citaro

O operador de transportes públicos de Roma, ATAC, recebeu 100 autocarros Mercedes-Benz Citaro mild hybrid que se destinam a renovar a frota

O operador de transportes públicos de Roma, ATAC, recebeu 100 autocarros Mercedes-Benz Citaro mild hybrid que se destinam a renovar a frota e a substituir as unidades mais antigas e poluentes. Até final de 2022, a empresa pretende colocar ao serviço 600 autocarros novos e renovar toda a frota até 2026.

Os autocarros urbanos de transportes públicos mais poluentes vão desaparecer da cidade de Roma em 2022 com a entrada ao serviço de 100 unidades Mercedes-Benz Citaro com tecnologia mild hybrid entregues recentemente pela Daimler Truck.

A nova frota adquirida pelo operador de transportes públicos de Roma, ATAC, vem substituir cerca de 100 veículos Euro 3, com idades entre 15 e 18 anos, por viaturas Euro 6 mild hybrid, menos poluentes.

Os Mercedes-Benz Citaro mild-hybrid estão equipados com motores diesel Euro 6 de 7,7 litros e super condensadores para acumulação da energia regenerada pelo sistema de travagem que não é utilizada pelo veículo. Esta tecnologia possibilita uma redução no consumo de combustível até 10% em comparação com um autocarro diesel convencional.

Os Mercedes-Benz Citaro adquiridos pela ATAC têm comprimento de 12 metros, duas portas, tendo sido equipados com os dispositivos utilizados pelo operador da capital intaliana: videovigilância, ecrãs multimedia, deteção de incêndios, sinais LED com otimização para invisuais, ar condicionado, plataforma manual. 

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz fornece autocarros de elevada capacidade a Gotemburgo

Os veículos oferecem uma lotação para 26 passageiros sentados e 86 em pé, além de um lugar reservado para passageiros de mobilidade reduzida.

Toda a frota renovada até 2026

"No total estamos a introduzir 121 autocarros novos e o objetivo é substituir 600 autocarros até final 2022, eliminando os mais antigos e poluentes", comenta Roberto Gualtieri, presidente da câmara municipal de Roma. 

"A renovação da frota é instrumental para poluir menos, poupar dinheiro e investir mais num bom serviço aos cidadãos. Estamos a dar um impulso significativo na renovação da frota. O nosso plano é renovar toda a frota da ATAC até 2026 com um investimento de 500 milhões de euros, que também passará pela introdução de autocarros elétricos, financiados com fundos do "Next Generation Europe", adianta o autarca da capital italiana.