O novo Mercedes-Benz Citan, que chega ao mercado nacional no próximo mês de novembro, vai ter uma versão elétrica, estando prevista a sua comercialização no segundo semestre de 2022. Equipado com bateria de 44 kWh, o eCitan terá uma autonomia de até 285 km.
Após o lançamento do eVito, do eSprinter e do EQV, a Mercedes-Benz Vans vai reforçar a sua gama elétrica com o novo eCitan. Isto significa que a partir dessa altura, toda a gama de comerciais ligeiros terá versões elétricas.
Além disso, o Mercedes-Benz Citan vai ser o último comercial ligeiro da marca alemã a ter motores de de combustão interna. Após o lançamento do eCitan, todos os modelos novos de comerciais ligeiros serão exclusivamente elétricos, segundo avançou Marcus Breitschwerdt, presidente da Mercedes-Benz Vans, durante a apresentação dos novos Citan e eCitan.
O Mercedes-Benz eCitan será proposto em todas as versões de carroçaria e vai oferecer uma autonomia de 285 quilómetros em ciclo WLTP, que corresponde à esmagadora maioria das necessidades dos operadores que utilizam este tipo de veículos nos setores do correio expresso ou da distribuição urbana. Nos postos de carregamento rápido é possível recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em cerca de 40 minutos.
Todas as versões do Mercedes-Benz eCitan estarão equipadas com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 75 kW (102 cv) e um binário máximo de 245 Nm, disponível logo no arranque.
Um motor síncrono aciona as rodas dianteiras do Mercedes-Benz eCitan. A frequência do motor síncrono, onde o rotor gira à velocidade do estator magnético, é adaptada ao pedido de velocidade do condutor, utilizando os conversores de frequência que são arrefecidos a água.
Carregamentos lento e rápido
Os utilizadores têm ao seu dispor dois programas de condução - Comfort e Eco -, assim como três modos de recuperação de energia (D-, D e D+). A velocidade máxima está limitada a 130 km/h.
A bateria de iões de lítio está localizada por baixo da carroçaria, à frente do eixo traseiro, onde também está protegida contra embates. Constituída por oito módulos oferece uma capacidade de 44 kWh.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Vans. Eis a segunda geração do Citan
O eCitan está equipado de série com um carregador de bordo de 11 kW ou, em opção, de 22 kW. A bateria pode ser carregada numa tomada doméstica, numa wallbox ou num ponto de carregamento normal ou rápido com uma potência até 75 kW. Para permitir carregamento em corrente alterna (AC) ou contínua (DC), o furgão elétrico alemão poderá estar disponível com uma entrada CCS (Combined Charging System), localizada na parte dianteira do veículo, por baixo da estrela.