Mercedes-Benz Citan Tourer. Segunda geração aposta na versatilidade

A Mercedes-Benz propõe o Citan Tourer, que foi desenvolvido para oferecer elevados níveis de conforto, segurança e versatilidade.

Para famílias que necessitam de um veículo de passageiros mais espaçoso ou profissionais do transporte, a Mercedes-Benz propõe o Citan Tourer, que foi desenvolvido para oferecer elevados níveis de conforto, segurança e versatilidade.

A segunda geração do Mercedes-Benz Citan vai contar, a partir do próximo mês de novembro, versões específicas desenvolvidas para o transporte de passageiros, designadas Tourer.

Apesar de ter sido desenvolvido em conjunto com a Renault, ao abrigo de um acordo de produção industrial, o novo Mercedes-Benz Citan distingue-se do seu "irmão" francês por apresentar elementos de design específicos que o identificam claramente como um elemento da família da marca de Estugarda.

A secção dianteira apresenta a imagem típica da Mercedes-Benz, ao que se juntam os faróis com orientação horizontal. A grelha do motor com três lâminas duplas e a estrela da marca localizada centralmente.

Mercedes-Benz Citan Tourer

A vista de perfil é dominada por ombros musculados e as soleiras das portas que se estendem sobre os arcos das rodas. Este design desportivo e sensual é único no segmento. O design dos vidros é semelhante ao do Mercedes-Benz GLE com uma contra-curva no pilar C.

Prioridade ao conforto

Equipado com duas portas laterais deslizantes, o Mercedes-Benz Citan Tourer foi projetado para oferecer elevados níveis de conforto, segurança e versatilidade. A dotação de série inclui um portão basculante traseiro com óculo e bancos dos passageiros da fila de trás que podem ser rebatidos numa configuração 1/3 - 2/3. Em opção estarão disponíveis mesas integradas nas costas dos assentos dianteiros, com suportes de copos integrados. As portas traseiras assimétricas são opcionais.

O interior do Citan adota a mais recente filosofia de design da Mercedes-Benz, baseada no conceito de Pureza sensual. Para os volumes curvos do painel de bordo, os designers inspiraram-se no perfil de uma asa. A disposição horizontal é um elemento decisivo, transmitindo uma sensação de grande espaço. O painel de instrumentos distingue-se visualmente nesta asa porque a sua forma evoca uma rocha aberta. Trata-se do núcleo funcional que compreende a instrumentação, o ecrã (opcional) e as saídas da ventilação.

Mercedes-Benz Citan Tourer: interior

O Mercedes-Benz Citan Tourer será proposto nos níveis de equipamento Base e Pro. Este último distingue-se a nível estético e funcional. O pára-choques está pintado na cor da carroçaria, o assento do condutor é ajustável em altura, o ar condicionado é de série, assim como os vidros elétricos.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Concept EQT. Novo MPV de sete lugares da família EQ chega em 2022

A lista de opcionais é bastante extensa, destacando-se o sistema Keyless-Go (acesso sem chave de ignição), o pacote de estacionamento traseiro, o pacote de estacionamento com Parktronic ou o sistema multimedia MBUX.

Três motorizações

No capítulo mecânico, o Citan Tourer irá ser proposto em três opções, uma diesel e duas a gasolina. Todos os motores cumprem a norma Euro 6 e estão combinados com a função ECO Start / Stop.

No primeiro caso, a oferta assenta no bloco de 1461 cc que desenvolve uma potência de 95 cv e um binário de 260 Nm. Quanto ao propulsor a gasolina, trata-se da conhecida unidade de quatro cilindros de 1332 cc, que estará disponível em níveis de potência de 102 cv ou 131 cv.

O consumo anunciado em ciclo WLTP situa-se entre os 5,6 l/100 km (108 CDI) e 7,1 l/100 km (Citan 110 e 113). A transmissão é assegurada por uma caixa manual de seis velocidades, estando igualmente disponível uma caixa de dupla embraiagem de sete relações nas motorizações mais elevadas.

No capítulo da segurança, todos os modelos Citan estão equipados com ABS, ESP, assistente de arranque em subida, assistente de ventos laterais e Attention Assist.

O novo Mercedes-Benz Citan Tourer chega ao nosso país no próximo mês de novembro, mas os preços ainda estão por definir. O equipamento de série será superior ao da geração atual.