Mercedes-Benz Citan Furgão Standard 110CDI. Identidade própria

Com identidade própria, estas são as marcas distintivas do novo Mercedes-Benz Citan, "Comercial Internacional do Ano de 2022".

Compacto por fora, grande por dentro e com identidade própria. Estas são as marcas distintivas do novo Mercedes-Benz Citan, "Comercial Internacional do Ano de 2022".

Apesar de resultar de um projeto comum com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, partilhando a plataforma e os principais componentes mecânicos com outros modelos como o Renault Kangoo Van e o Nissan Townstar, a segunda geração do Mercedes-Benz Citan apresenta diferenças significativas relativamente às propostas das marcas francesa e japonesa, já que a Mercedes-Benz Vans procurou, tanto quanto possível, reforçar a aposta numa identidade própria.

As dimensões da versão Citan Standard são idênticas, com um comprimento exterior de 4,50 metros, uma largura de 1,86 metros, uma altura de 1,83 metros e uma distância entre-eixos de 2,72 metros, assim como muitos elementos da carroçaria. Contudo, a imagem exterior é específica, remetendo para o universo de veículos da marca da estrela de três pontas. O design distingue-se pelas proporções equilibradas, destacando-se os ombros musculados que sublinham a robustez e o apelo emocional do veículo.

Entre os elementos próprios destaque para o capot com partes laterais arredonadadas, a grelha do motor com a estrela ao centro, inspirados na mais recente geração dos Mercedes-Benz Vito e Sprinter. Graças aos grupos óticos esguios e às entradas de ar arredondadas que quase chegam às rodas, a secção dianteira transmite a sensação de ser particularmente curta.

Na traseira, os grupos óticos e o pára-choques também apresentam um design específico, enquanto as portas assimétricas de batente também possuem elementos distintivos.

Por outro lado, o Mercedes-Benz Citan não tem nem vai ter a porta lateral de deslizante de grandes dimensões, denominada pela marca francesa como "Open Sesame by Renault", porque os responsáveis da marca alemã não acreditam que essa solução tenha muito sucesso junto dos clientes.

Encontrar as semelhanças

Se no passado, a imagem dos modelos que resultavam de projetos comuns era muito semelhante e poucas diferenças apresentava, com exceção do logotipo da marca na grelha do motor e do volante, aqui o exercício será procurar mais as semelhanças, pois, como já tinha acontecido anteriormente com a primeira geração do Citan e depois com a pick-up Classe X, a Mercedes-Benz procurou diferenciar ao máximo o seu produto relativamente ao seu "irmão" gaulês.

Muitos componentes do habitáculo são específicos do Citan e podem ser encontrados em vários modelos da Mercedes-Benz como o volante multifunções, o punho da alavanca da caixa de velocidades, o painel de instrumentos com ecrã a cores, as saídas da ventilação com revestimentos cromados, os comandos da climatização e da iluminação, assim como o ecrã tátil de sete polegadas na consola central.

O painel de bordo apresenta uma forma que se estende na horizontal. Os designers da marca alemã procuraram a sua inspiração para o volume encorpado e curvo do painel de bordo a partir do perfil de uma asa. Esta última representa o ponto focal funcional do Citan e inclui o painel de instrumentos, o ecrã tátil e saídas da ventilação centrais. 

Igualmente disponível no Citan é o Pack Cromado Interior, que inclui elementos como um revestimento em preto brilhante à volta do painel de instrumentos e aplicações cromadas nas saídas da ventilação e nas colunas de som.

MBUX básico

A diferenciação no Mercedes-Benz Citan também passa pelo plano tecnológico que recebe em exclusivo uma versão básica do sistema multimedia MBUX, que, mesmo assim, já inclui navegação e compatibilidade com Apple CarPlay ou Android Auto.

O acesso às principais funções do sistema é assegurado através do ecrã tátil de sete polegadas, localizado na parte superior do painel de bordo, ou através de botões táteis "Touch Control" no volante multifunções. O ar condicionado manual, por sua vez, possui botões físicos, que se encontram na consola central

A cabina do Citan oferece uma lotação para três ocupantes, configuração que representa a maioria das vendas no mercado nacional. Os bancos, com revestimento em tecido Caluma preto e também de origem Mercedes-Benz, são ergonómicos.

O assento do condutor é individual, com várias possibilidades de regulação, enquanto o do acompanhante é duplo e fixo. Será de referir que o lugar do meio é apenas de recurso para deslocações curtas (ou para uma criança), já que a coluna da transmissão retira espaço para as pernas. Além disso, o travão de estacionamento ainda é mecânico nesta versão como a ignição também é acionada pela chave tradicional.

Espaços para arrumação também não faltam a bordo, incluindo vários compartimentos no painel de bordo, um porta-luvas ou bolsas nas portas que podem receber garrafas de 1,5 litros ou uma prática prateleira superior. Por baixo do assento duplo do passageiro também se encontra mais um espaço útil para guardar objetos.

Volume útil de 2,9 m3

O habitáculo está separado do compartimento de carga através de uma divisória metálica. A versão Standard do Mercedes-Benz Citan apresenta um comprimento interno de 1,81 metros, uma largura de 1,52 metros - sendo de 1,25 metros entre as cavas das rodas - e uma altura 1,12 metros. A combinação destas dimensões internas permite disponibilizar um volume útil de carga de 2,9 m3. A carga útil, por sua vez, é de 439 kg.

O acesso à área de carga é efetuada através de uma porta lateral deslizante ou por duas portas assimétricas de batente com abertura a 180º, permitindo carregar com um empilhador. O compartimento de carga possui iluminação com tecnologia LED e revestimento em plástico.

No capítulo mecânico, uma das propostas da gama Citan é a motorização 110 CDI, baseada no bloco diesel de quatro cilindros em linha de 1461 cc que desenvolve uma potência de 95 cv às 3000 rpm e um binário de 260 Nm às 1750 rpm.

Associado a uma caixa manual de seis velocidades, precisa e bem escalonada, este propulsor proporciona um comportamento bastante agradável, destacando-se a disponibilidade de binário a baixas rotações, com reflexos positivos ao nível das acelerações e especialmente das recuperações.

Assistentes vários

Igualmente positivo é o consumo de combustível com o computador de bordo a indicar um valor médio de 5,8 l/100 km durante o ensaio e em condições normais de utilização.O sistema Start / Stop e o modo de condução Eco contribuem para otimizar o consumo.

A suspensão é bastante competente a digerir as irregularidades dos maus pisos, graças ao trabalho de afinação realizado pelos engenheiros da marca alemã. Na abordagem às curvas revelou-se estável e seguro. 

Além disso, o Citan também paga Classe 1 nas autoestradas, mas com contrato de Via Verde, à semelhança dos concorrentes da Renault, Peugeot, Citroën, Opel e Toyota.

O Citan conta com vários sistemas de assistência à condução, alguns de série na linha Pro e outros opcionais. No primeiro caso destaque para o Active Brake Assist, ESP, o assistente de sinais de trânsito, o assistente de faixa de rodagem, o sistema de assistência no arranque, o sistema de alerta de fadiga Attention Assist, o cruise control ou os sensores de estacionamento. Já o assistente de ângulo morto é opção.  

Conclusão

Proposto a partir de 29.038 euros, o Mercedes-Benz Citan Furgão Standard 110 CDI com nível de equipamento Linha Pro aposta na diferenciação e numa imagem própria para se impôr no mercado, contando ainda com um nível de equipamento bastante completo, vocacionado para os proprietários que também são os condutores habituais. 

Como já é habitual na marca alemã, o Citan está dotado de vários sistemas de segurança e assistência à condução, constituindo uma mais valia.

Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 47 - abril / maio de 2022

Ficha técnica

Mercedes-Benz Citan Furgão Standard 110CDI/27

PREÇO29.038 €
MOTOR4 CIL; 1461 CC; 95 CV;  3000 RPM
BINÁRIO260 NM
TRANSMISSÃODian; 6 Vel; Man
COMP./LARG./ALT.4486/1859/1893 MM
D.E.E.2716 MM
PESO BRUTO2027 KG
TARA1592 KG
CARGA ÚTIL 439 KG
VOLUME ÚTIL2,9 M3
CONSUMO5,3 L/100 KM (WLTP) (Teste 5,8 l/100 KM)
EMISSÕES138 G/KM
IUC53,85 €

Equipamento

Pack Cromado Interior, Active Brake Assist, ESP, ar condicionado, rádio digital, navegação, funções ampliadas MBUX, sensores traseiros, assistente faixa rodagem, assistente sinais trânsito, sensor chuva e luminosidade, Attention Assist, cruise control