Dimensões compactas por fora e e elevado espaço interior dentro são os grandes argumentos da nova geração do Mercedes-Benz Citan que chega a Portugal em novembro com uma competitiva campanha de financiamento. Tecnologicamente este modelo também procura fazer a diferença, destacando-se o MBUX.
A nova geração do Mercedes-Benz Citan chega ao nosso país no final de novembro e o seu lançamento é acompanhado por uma competitiva campanha de financiamento que prevê um renda mensal de 226 euros (mais IVA) durante 48 meses e contrato de serviço completo incluído para o Furgão Standard 108 CDI/27.
O novo comercial da marca alemã carateriza-se por combinar dimensões externas compactas com um generoso espaço interior e uma elevada capacidade de carga, estando vocacionado para uma ampla gama de aplicações, designadamente para operações de distribuição urbana.
Por esse motivo, a Mercedes-Benz escolheu a cidade de Hamburgo para a realização dos ensaios dinâmicos com o novo Citan, num ambiente dominado por um tráfego intenso, um casco urbano histórico e muitas obras de renovação. Para fazer um trajeto de quase 20 quilómetros não se demorava menos de uma hora.
Identidade própria
Desenvolvida em parceria com a Renault e produzida na fábrica de Maubegue, em França, a segunda geração do Mercedes-Benz Citan contou com um maior envolvimento por parte dos engenheiros da marca alemã. O novo modelo - que estará disponível em versões de transporte de mercadorias (furgão) e de passageiros (tourer) - partilha a mesma plataforma e componentes da carroçaria com o Renault Kangoo, mas foi foi submetido a um criterioso processo de adaptação para cumprir os padrões que os clientes esperam dos veículos do construtor de Estugarda.
O design exterior distingue-se pelas proporções equilibradas e as linhas sensuais que seguem a mais recente linguagem de design da Mercedes-Benz. Entre os elementos distintivos destaque para o capot, a grelha frontal com a estrela ao centro ou grupos óticos dianteiros esguios, inspirados na mais recente geração do Mercedes-Benz Sprinter. Na traseira, os grupos óticos também apresentam um design específico para acentuar a diferença face ao Renault Kangoo.
Mais profundo foi o trabalho realizado no habitáculo que teve o objetivo de disponibilizar aos utilizadores o ambiente que normalmente pode ser encontrado nos veículos da Mercedes-Benz. O interior é dominado pela forma horizontal do painel de bordo, cujo design foi inspirado no perfil de uma asa, que se estende pelo habitáculo e transmite uma generosa sensação de espaço.
Olá Mercedes!
Os principais elementos do habitáculo do Citan são oriundos do universo Mercedes-Benz como o volante multifunções, o punho da alavanca da caixa de velocidades, o painel de instrumentos, as saídas da ventilação, os comandos da iluminação e da climatização, assim como o ecrã tátil de sete polegadas da consola central, que pode receber, em opção e exclusivo na gama de furgões compactos, o sistema multimedia MBUX, com navegação e compatibilidade com Apple CarPlay ou Android Auto.
Os bancos do Citan, também de origem Mercedes-Benz, são ergonómicos e oferecem várias possibilidades de regulação para o condutor. Espaços para arrumação também não faltam a bordo, incluindo vários compartimentos no painel de bordo ou bolsas nas portas que podem receber garrafas de 1,5 litros. Por baixo do apoio de braços encontra-se mais um útil espaço para guardar objetos.
Dois níveis equipamento
O novo Citan será proposto em duas linhas de equipamento: Base e Pro. No primeiro caso dirige-se a um cliente que pretende um veículo de entrada, versátil e funcional, com todo o equipamento básico, incluindo três lugares dianteiros, ar condicionado, rádio, porta lateral deslizante, revestimento do piso de carga, entre outros.
A linha Pro acresce o sistema de infoentretenimento MBUX, sensores de estacionamento traseiros, volante multifunções, regulador e limitador de velocidade, banco do condutor ajustável, jantes de 16".
No lançamento, o Citan será comercializado na versão Standard, com comprimento exterior de 4,49 metros, e cinco motorizações, incluindo três diesel (75 cv, 95 cv e 116 cv) e duas a gasolina (102 cv e 131 cv). Todos os propulsores cumprem a norma Euro 6d e possuem função Eco start/stop.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz Vans. Eis a segunda geração do Citan
No domínio da segurança, todas as versões do Citan contam, de série, com os sistemas ABS e ESP, assistente de arranque em subida, assistente de vento lateral, sistema de alerta de fadiga Attention Assist e o sistema de chamada de emergência. As versões Tourer acrescem o assistente ativo de travagem, o assistente ativo de travagem, assistente ativo de faixa de rodagem, assistente de ângulo morto e o assistente de limite de velocidade com deteção de sinais de trânsito.