A Mercedes-Benz Vans informou os seus concessionários num memorando interno que vai deixar de abandonar o segmentos dos comerciais compactos no segundo semestre de 2026, deixando de vender os modelos Citan e Classe T, assim como os seus congéneres elétricos eCitan e EQT.
Aqueles modelos resultam de uma colaboração com a Renault e são produzidos pelo construtor francês na fábrica de Maubeuge, o que significa que a longa ligação entre os dois fabricantes vai terminar. A Mercedes-Benz Vans não pretende desenvolver sucessores para o Citan, eCitan, Classe T e EQT porque se quer concentrar nos segmentos de comerciais médios e grandes, que proporcionam uma maior margem financeira.
Fonte oficial da Mercedes-Benz Vans confirmou o fim da produção da gama de comerciais compactos ao Automobilwoche, afirmando que em “linha com a estratégia de crescimento nos segmentos rentáveis comunicada em maio de 2023, estamos a fazer investimentos direcionados para otimizar mais a nossa gama de produtos”.
A mesma fonte acrescenta que a marca vai apostar no futuro no segmento dos comerciais médios e grandes - leia-se Vito, Classe V e Sprinter - e irá sair do segmento dos comerciais compactos no próximo ano.