A Mercedes-Benz juntou-se à Microsoft para disponibilizar aos proprietários norte-americanos um programa beta de um assistente de voz que utiliza ChatGPT.
A inteligência artificial está a chegar aos automóveis e a Mercedes-Benz quer ser pioneira neste capítulo, tendo anunciado que está a trabalhar com a Microsoft para alargar a funcionalidade do seu sistema de assistente de voz com auxílio do ChatGPT. A ferramenta de inteligência artificial irá ajudar os condutores a fazerem mais coisas sem tirarem as mãos do volante.
Os clientes norte-americanos poderão aderir ao programa beta opcional através da app Mercedes me ou diretamente a partir do veículo utilizando o comando de voz "Hey Mercedes, quero aderir ao programa beta". A ativação irá ocorrer remotamente.
A Mercedes-Benz integra o ChatGPT através do serviço Azure OpenAI, alavancando os recursos de nível empresarial da nuvem da Microsoft e da plataforma de inteligência artificial.
Apesar do sistema MBUX já ter um assistente de voz, a marca alemã afirma que o ChatGPT permitirá disponibilizar ainda mais informação. A maioria dos assistentes de voz estão limitados a um número limitado de respostas pré-definidas, mas o modelo de linguagem do ChatGPT permitirá ao veículo compreender melhor a linguagem natural, aumentando os temas a que consegue responder.
Por exemplo, a marca sugere que os participantes que solicitem ao Assistente de Voz detalhes sobre os seus destinos, sugestões para uma nova receita para jantar, ou uma resposta a uma questão complexa, irão receber uma resposta mais completa – enquanto mantêm as mãos no volante e os olhos na estrada.
Proteção de dados assegurada
Para este projeto, a Mercedes-Benz está utilizar o serviço Azure OpenAI, permitindo aproveitar os modelos de IA generativa em grande escala da OpenAI, combinados com os recursos de segurança, privacidade e fiabilidade de nível empresarial do Azure.
A Mercedes-Benz mantém o controlo total sobre os processos informáticos no servidor. Os dados dos comandos de voz recolhidos são armazenados na nuvem inteligente da Mercedes-Benz, onde são tornados anónimos a analisados.
LEIA TAMBÉM
À imagem do EQS. Mercedes mostra novo Classe E com MBUX Superscreen
O programa beta está concentrado nos Estados Unidos e deverá durar três meses. Em contrapartida, os programadores da Mercedes-Benz obterão informações úteis sobre pedidos específicos, o que lhes permitirá definir prioridades precisas no desenvolvimento do controlo por voz.
Os resultados do programa beta serão utilizados para a melhoria do assistente de voz intuitivo e para definir a estratégia de implementação de grandes modelos de linguagem em mais mercados e idiomas.