Mercedes-Benz. Carros do futuro terão realidade aumentada

A Mercedes-Benz está a trabalhar no desenvolvimento da tecnologia da realidade mista para no futuro oferecer ao cliente uma experiência hiperpersonalizada. Esta é só uma das inovações pioneiras que a marca alemã prevê introduzir, a médio prazo, nos seus modelos.

Imagine sair de casa depois de tomar café e preparar-se para o trabalho utilizando um headset para verificar os compromissos na agenda e ter à espera o seu veículo que saiu autonomamente da garagem e configurado de acordo com as suas preferências em termos de temperatura, estação de rádio ou volume.

Este cenário ainda pertence ao domínio da ficção científica, mas os engenheiros da Mercedes-Benz estão a trabalhar para que se torne numa realidade a médio prazo, sendo esta uma das inovações pioneiras que estão a ser desenvolvidas para o automóvel do futuro, no âmbito da experiência hiperpersonalizada.

O primeiro passo já foi dado com a apresentação do Assistente Virtual MBUX no Consumer Electronics Show (CES) deste ano em Las Vegas, que utiliza tecnologias avançadas, como inteligência artificial generativa (IA), para tornar as interações entre humanos e máquinas mais intuitivas e personalizadas. 

Contudo, a marca de Estugarda tem o objetivo de ir mais além, já que pretende disponibilizar aos clientes uma experiência digital mais abrangente e completa em todos os pontos de contacto com a marca para facilitar as suas vidas. O Mercedes-Benz do futuro também conhecerá melhor o seu condutor e os seus hábitos. Além disso terá capacidade para reconhecer humores e necessidades.

Assistente virtual de bordo

De acordo com o cenário hipotético elaborado pela Mercedes-Benz, o utilizador entra no veículo e segue viagem. O Assistente Virtual MBUX sugere um destino de navegação com base nas preferências individuais. Dirige-se diretamente ao escritório e não ao seu café favorito, porque já sabe que tomou café em casa.

Através de um par de óculos de realidade aumentada, o condutor vê a navegação como sinalizações virtuais no mundo exterior – localizadas precisamente em pontos importantes e curvas. Se a pessoa ao volante preferir focar-se noutras atividades, simplesmente muda para o modo de condução autónoma.

O veículo então faz sugestões para outras tarefas e experiências de acordo com as preferências individuais conhecidas. Estas incluem, por exemplo, adotar uma postura de assento relaxada ou continuar tarefas iniciadas em casa, mas ainda não concluídas. Se assim o desejar, o cliente pode interagir com o veículo a qualquer momento por voz ou através dos controlos. Durante a condução autónoma, estes também estão ao alcance de uma postura de assento relaxada.

Óculos de realidade aumentada

Para que aquele cenário possa ser concretizado é necessário integrar os óculos de realidade aumentada nos veículos Mercedes-Benz e os engenheiros da marca já estão a desenvolver soluções neste domínio para proporcionar uma experiência completamente nova para todos os passageiros no veículo.

A abordagem da Mercedes-Benz será baseada no princípio “"Traga o Seu Próprio Dispositivo" (BYOD). Isto significa que os utilizadores deverão trazer os seus próprios óculos de realidade aumentada, adaptados à sua visão e ecossistema, para o veículo. A marca refere que está a pesquisar soluções técnicas para permitir a integração simples de diferentes óculos realidade aumentada.

A Mercedes-Benz considera que existe um elevado potencial na disponibilização de uma ampla gama de benefícios com óculos de realidade aumentada a todos os ocupantes porque possibilitaria a integração ótima do ecossistema pessoal do utilizador ao lado do conteúdo específico da Mercedes-Benz.

Por outro lado, a ligação com sensores e atuadores do veículo poderia proporcionar novas oportunidades para levar experiências de entretenimento, bem-estar e conforto a um novo nível, ainda mais imersivo.

Segundo adianta a Mercedes-Benz, os óculos de realidade aumentada poderiam fornecer aos condutores um suporte ainda melhor ao volante em etapas de desenvolvimento adicionais, Por exemplo, uma orientação de rota precisa e intuitiva poderia tornar a navegação consideravelmente mais fácil. Sistemas avançados de assistência ao condutor poderiam fornecer suporte adicional e garantir um nível ainda mais alto de segurança. O foco aqui está em minimizar a distração do condutor e fornecer suporte real.

Realidade mista

A Mercedes-Benz também está a desenvolver soluções com realidade mista, avançando que aquela tecnologia oferece opções multifacetadas para uso no mundo da marca, desde a pesquisa ao desenvolvimento até aos próprios clientes.

Um exemplo apontado consiste num configurador de realidade mista desenvolvido internamente Com a ajuda de óculos realidade mista, poderia ser usado em processos de design e desenvolvimento no futuro, assim como criar oportunidades para formas eficientes de colaboração.

Desenvolvedores e designers poderão utilizar óculos realidade mista para trabalhar simultaneamente nos mesmos veículos virtuais através de fronteiras nacionais e fusos horários. Por exemplo, olhar através de óculos realidade mista seria uma maneira rápida e económica de comparar diferentes tipos de veículos com dimensões reais de veículos. Também tornaria mais rápido visualizar e interagir com novas ideias, bem como realizar testes virtuais.

Outra vantagem associada à utilização de óculos de realidade mista no processo de desenvolvimento consiste no potencial de redução significativa do consumo de componentes e matérias-primas. Como isso exigiria menos protótipos físicos, recursos valiosos poderiam ser poupados.

Uma outra aplicação possível com a utilização de óculos apropriados de realidade mista seria um maior envolvimento interativo em tempo real com veículos virtuais, incluindo individualização. Isso facilitaria uma interface de marca virtual personalizada para complementar a experiência física de retalho do cliente.

O configurador de realidade mista da Mercedes-Benz utiliza motores de jogo em tempo real e Apple Vision Pro, as mais recentes tecnologias de realidade de ponta, para repensar a configuração do veículo. Estas tecnologias avançadas poderiam beneficiar os clientes da Mercedes-Benz do início ao fim – desde ajudar a visualizar e personalizar o seu veículo até fornecer experiências de condução inovadoras.