Mercedes-Benz introduz Camada Zero nos Classe C e Classe S

A Mercedes-Benz introduziu a funcionalidade de inteligência artificial "Camada Zero" nos modelos Classe C e Classe S através de uma

A Mercedes-Benz introduziu a funcionalidade de inteligência artificial "Camada Zero" nos modelos Classe C e Classe S através de uma atualização de software remota.

A Mercedes-Benz anunciou uma atualização de software remota gratuita para o sistema de infoentretenimento MBUX dos modelos Classe E e Classe S, que inclui novas funcionalidades de inteligência artificial que já estavam disponíveis no EQE e no EQS, desde 2021. Agora é um equipamento de série nos modelos Classe C (série 206) e no Classe S (série 223 incluindo Maybach) produzidos nos anos de 2021/2.

A nova atualização remota destina-se aos modelos Classe C (série 206; período de fabrico de junho de 2021) e Classe S (série 223 incluindo Maybach; período de fabrico de junho a novembro de 2021).

A principal novidade desta atualização consiste na disponibilização da funcionalidade "Camada Zero" no sistema de infoentretenimento MBUX. Este último recorre à inteligência artificial para colocar as aplicações no nível superior do menu em função da situação e do contexto. Graças a isto, o utilizador não terá de percorrer pelos submenús.

Sistema com auto-aprendizagem

A Mercedes-Benz refere que a inteligência artificial fica a conhecer o condutor e lembra-se das configurações ou percursos típicos. No momento apropriado, sugere funções de informação e de entretenimento, de conforto e do veículo, precisamente adaptadas à respetiva situação de condução.

Como exemplo aponta um condutor que no seu percurso habitual desde o local de emprego até à sua casa, telefona à sua família todas as noites. O veículo aprende este hábito e, no futuro, irá sugerir uma chamada telefónica àquela hora num mosaico de seleção no menu superior. 

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz estreia Condução Autónoma de Nível 3 nos EUA

O condutor poderá, naturalmente, poderá rejeitar esta sugestão com a função "Não sugerir agora", ou eliminar permanentemente a sugestão com "Não sugerir novamente". O veículo também se lembra destas pretensões.

Logo que a atualização de software esteja disponível para ser instalada, o cliente será notificado através do sistema de informação e de entretenimento MBUX e através da app Mercedes me.

A Mercedes-Benz tem vindo a disponibilizar atualizações remotas desde 2013 e esta funcionalidade tem vindo a ser amplamente utilizada pela maioria das marcas nos últimos anos. Isto permite melhorar a funcionalidade dos seus modelos e tornar as atualizações disponíveis a todos os clientes sem ter de esperar por renovações a meio do ciclo  de vida ou por uma nova geração do modelo.