Mercedes-Benz e Bosch estreiam estacionamento sem condutor

O aeroporto de Estugarda será o primeiro a contar com sistema de estacionamento sem condutor, desenvolvido pela Bosch e pela Mercedes-Benz,

O aeroporto de Estugarda será o primeiro a nível mundial a contar com um sistema de estacionamento sem condutor, desenvolvido pela Bosch e pela Mercedes-Benz, que inicialmente estará disponível para algumas versões do Classe S e do EQS.

A Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) autorizou o sistema de estacionamento altamente automatizado para utilização de parques de estacionamento, desenvolvido pela Bosch e pela Mercedes-Benz.

A primeira utilização comercial deste sistema será no parque de estacionamento P6, gerido pela APCOA, no aeroporto de Estugarda, na Alemanha.

Esta é a primeira função de estacionamento automatizado para condução autónoma de nível 4 a ser aprovada para uso comercial.

O sistema permite sair do veículo e enviá-lo para um lugar de estacionamento, tocando apenas numa aplicação no smartphone, já que este serviço de estacionamento autónomo com condução autónoma dispensa a intervenção humana.

Assim, depois do condutor sair do estacionamento, o veículo dirige-se sozinho para o lugar de estacionamento designado e estaciona. Posteriormente retorna ao ponto de de embarque exatamente da mesma forma.

Interação com infraestrutura

O processo assenta na interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no parque de estacionamento e a tecnologia Intelligent Park Pilot2 da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch na garagem monitorizam o corredor de condução e a sua envolvente, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo.

A tecnologia do veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras de condução. Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas para se deslocarem entre andares no estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e pára completamente em segurança. Somente quando a rota estiver livre, continuará o seu caminho.

Os condutores podem usar a plataforma de mobilidade digital APCOA FLOW para fazerem as reservas do lugar de estacionamento, assim como entrar e sair sem contato e pagamento sem dinheiro.

LEIA TAMBÉM
Este sensor de estacionamento liga-se ao seu smartphone

A partir da entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022 cujas variantes de veículos disponham do serviço Intelligent Park Pilot2 integrado no Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão usar a função no estacionamento P6.

Depois de utilizarem a aplicação Mercedes me para reservar um lugar de estacionamento com antecedência, os condutores podem deixar o veículo numa área de desembarque pré-determinada. Após todos os passageiros saírem do veículo, a aplicação inicia a manobra de estacionamento.

Tudo automático

O sistema de estacionamento confirma se o caminho para o lugar reservado está livre e se todos os outros requisitos técnicos foram cumpridos. Nesse caso, os condutores recebem uma notificação na aplicação a confirmar que a infraestrutura inteligente assumiu o controlo do veículo, e podem então deixar o estacionamento.

O veículo arranca automaticamente e encontra o próprio caminho para o seu lugar de estacionamento. Quando o condutor desejar retirar o seu automóvel do estacionamento, pode acioná-lo através do seu smartphone. O veículo segue o seu caminho para uma área de recolha pré-determinada.