Mercedes-Benz Actros SLT. Produção atinge meio milhar de unidades

A Mercedes-Benz Trucks produziu meio milhar de unidades do Actros SLT, o modelo da marca alemã especializado em transportes especiais.

A Mercedes-Benz Trucks produziu meio milhar de unidades do Actros SLT, o modelo da marca alemã especializado em operações de transportes especiais, com pesos brutos até 250 toneladas.

A Mercedes-Benz Trucks assinalou a produção de meio milhar de unidades do Mercedes-Benz Actros SLT, modelo vocacionado para transportes especiais. O veículo que assinala este marco histórico teve como destino o operador alemão TSB - Transport-Service Beitinger.

A unidade em questão é um tractor Mercedes-Benz Actros 4163 LS SLT, que está equipado com o motor mais potente do portefólio da marca alemã: o OM 473, de seis cilindros em linha e 15,7 litros, que oferece um total de 625 cv e um binário de 3000 Nm.

Para conseguir suportar um peso bruto até 250 toneladas, a caixa de velocidades G 280 está equipada com fluido de arrefecimento da transmissão. O travão motor do OM 473 também apresenta uma elevada importância nos transportes especiais. Este dispositivo oferece uma potência de travagem até 646 cv.

Este tipo de operação carateriza-se normalmente pelos períodos de condução durante a noite e descanso durante o dia. Para responder a esse requisito, a 500ª unidade do Mercedes-Benz Actros SLT conta com a cabina GigaSpace L com piso plano e painel fotovoltaico no tecto.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eGenH2 Truck. Camião do futuro é a hidrogénio

Este dispositivo permite fornecer energia a equipamentos elétricos como o sistema de ar condicionado quando o veículo está imobilizando, não sendo necessário recorrer ao motor de combustão, poupando combustível e evitando emissões de dióxido de carbono.

Peso bruto até 250 toneladas

As versões de quatro eixos, como este Actros SLT, oferecem um peso bruto de 44 toneladas e combinado até 250 toneladas. O SLT conta com três eixos traseiros, que inclui um eixo direcional e dois de eixos de tração.

O eixo dianteiro possui uma suspensão mecânica com capacidade de carga de oito ou nove toneladas. O eixo direcional também possui uma capacidade de carga até oito toneladas e tem assistência eletrohidráulica.

Os dois eixos traseiros dispõem de uma capacidade de 13,4 toneladas e estão equipados com o sistema de suspensão pneumático de quatro foles, já conhecido da restante gama Actros.