Mercedes-Benz Actros F. Encomendas abertas para versão de acesso

A versão de acesso da gama pesados da Mercedes-Benz Trucks já está disponível para encomenda no mercado europeu. O Actros F é proposto...

A versão de acesso da gama pesados da Mercedes-Benz Trucks já está disponível para encomenda no mercado europeu. O Actros F é proposto com cabina StreamSpace L e Big Space, em configurações de eixos 4x2, 6x2 e 6x4.

Apresentado oficialmente no passado mês de setembro, num evento denominado Now & Next, que antecipava as principais novidades a serem lançadas pela marca e que não puderam ser apresentadas ao público devido ao cancelamento do Salão de Veículos Comerciais de Hannover de 2020, a Daimler Trucks iniciou, já em janeiro deste ano, a comercialização do Mercedes-Benz Actros F, que passa a ser a versão de acesso à gama de camiões da marca alemã com peso bruto acima de 18 toneladas.

A nova proposta destina-se aos clientes que procuram um camião funcional, mas não necessitam de todas as inovações introduzidas na mais recente geração do Actros. Esses operadores pretendem um camião com uma interessante relação preço-equipamento, mas com autêntico ADN da Mercedes-Benz Trucks.

O novo Mercedes-Benz Actros F já está disponível para encomenda em 24 países da União Europeia e em alguns outros mercados externos, estando previsto o início da produção no próximo mês de abril. 

Duas versões de cabina

A Mercedes-Benz Trucks aproveitou o lançamento do Actros F para introduzir uma nova versão de cabina no seu portefólio. Este modelo é proposto nas variantes StreamSpace L (série) ou BigSpace (opção).

Ambas caraterizam-se por uma largura de 2,5 metros e uma altura do túnel do motor de 120 mm, oferecendo um amplo espaço interior. A altura interior da cabina é de 1,85 metros, permitindo uma movimentação sem dificuldades a uma pessoa de estatura média.

Por outro lado, as entradas e as saídas da cabina são facilitadas pelos três degraus de acesso.  

O Mercedes-Benz Actros F está vocacionado para operações de distribuição pesada nacional, designadamente em aplicações como transporte de caixas móveis, camião basculante, transporte de cereais ou inertes, entre outros.

De série com Classic Cockpit

A versão de acesso à gama pesada da Mercedes-Benz Trucks vem equipada, de série, com o Classic Cockpit e espelhos exteriores convencionais. Em combinação com o sistema de navegação, o sistema de climatização e diversos opcionais, está disponível o novo cockpit multimedia com ecrã de dez polegadas e volante multifunções da atual geração do Mercedes-Benz Actros.

O novo sistema Predictive Powertrain Control (PPC) é outro dos opcionais que permite ajustar a estratégia de engreanamento das mudanças caixa de velocidades automática em função da topografia e do estilo de condução. Esta solução garante uma poupança adicional no consumo de combustível, graças a uma estratégia de engrenagem das mudança muito precisa. 

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eGenH2 Truck. Camião do futuro é a hidrogénio

Em termos de segurança, o Mercedes-Benz Actros F está equipado, de série, com a quinta geração do sistema ativo de travagem de emergência (ABA 5) e com o assistente de manutenção da faixa de rodagem. Em opção está disponível o sistema de deteção de ângulo morto, denominado pela marca germânica como Sideguard Assist.

Com o Mercedes-Benz Actros F, todos os condutores beneficiam do acesso a um conjunto de serviços da Mercedes-Benz Trucks. A oferta compreende financiamentos flexíveis em leasing, assim como outras soluções financeiras e um conjunto alargado de pacotes de serviços, que abrangem o uso e o desgaste, por exemplo.

Dois motores diesel

A marca alemã disponibiliza ainda serviços funcionais de conectividade como o Mercedes-Benz Uptime e a app Fleetboard Manager para melhorarem a eficiência.

O Mercedes-Benz Actros F está disponível em três configurações de eixos - 4x2, 6x2 e 6x4 - e quatro pesos brutos - 18, 20, 25 e 26 toneladas.

No capítulo mecânico, a marca alemã propõe motores diesel, com seis cilindros em linha, e um um leque bastante alargado de dez motorizações, que permitem responder às diferentes necessidades operacionais e a vários tipos de aplicações.

Em concreto, um dos blocos que se encontram à disposição do mercado é o OM 470, com 10,7 litros, que oferece cinco níveis de potência: 326 cv, 360 cv, 394 cv, 428 cv e 455 cv. Outra alternativa consiste no bloco OM 471, de 12,8 litros, que também conta com cinco motorizações: 421 cv, 449 cv, 476 cv, 510 cv e 530 cv.