Na China. Mercedes inaugura testes de condução autónoma de nível 4

A Mercedes-Benz acaba de tornar-se a primeira marca a ter autorização para realizar testes de condução autónoma de nível 4 em ambiente real.

A Mercedes-Benz acaba de tornar-se a primeira marca a ter autorização para realizar testes de condução autónoma de nível 4 em ambiente real. Mas apenas na China.

A Mercedes-Benz deu início ao desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma de Nível 4 nas estradas e auto-estradas de Pequim, capital da China. Tornando-se assim a primeira construtora automóvel a iniciar este tipo de testes.

Esta informação foi divulgada pela marca germânica, através da Weibo, uma rede social chinesa.

Mercedes-Benz Classe S

Os testes estão a ser realizados com o Mercedes Classe S, cujas unidades de teste serão equipadas com uma ampla gama de sensores, incluindo a tecnologia LiDAR no tejadilho.

A tecnologia está a ser desenvolvida através de testes que incluem entradas em faixa de rodagem, estacionamentos e inversões de marcha. Todos os protótipos estão ainda equipados com tecnologia de assistência em autoestrada.

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Mercedes é o primeiro fabricante a oferecer condução autónoma de Nível 3

A marca alemã introduziu, em 2023, um sistema Drive Pilot de nível três nos Estados Unidos, projetado especificamente para autoestrada. 

A Mercedes já pediu autorização para iniciar testes de nível 4 na Europa. 

Mudança na legislação chinesa?

Apesar dos testes de nível quatro já terem começado na China, o país apenas permite o uso de tecnologia de condução autónoma até nível dois.

No entanto, o mercado chinês não deixa de ser estratégico para a marca da estrela, já que representa um terço das suas vendas, motivo pelo qual a Mercedes decidiu fazer ali estes testes.

O sistema LiDAR instalado no Mercedes Classe S
O sistema LiDAR instalado no Mercedes Classe S

Ainda assim, é provável que a construtora automóvel germânica venha a tentar disponibilizar, igualmente, esta tecnologia, na Europa.

Além da Mercedes, outras marcas já iniciaram testes com esta tecnologia, ainda que em níveis de automação mais básicos. É o caso da Waymo e da Baidu, fornecedoras de serviços de robotáxis, nos EUA e China, respectivamente.

CLA como primeiro?

Segundo sugerem algumas fontes, a gama Mercedes-Benz deverá contar com tecnologia de condução autónoma, de origem chinesa, no futuro CLA elétrico, com lançamento previsto para abril de 2025.

A Mercedes-Benz acaba de tornar-se a primeira marca a ter autorização para realizar testes de condução autónoma de nível 4 em ambiente real. Mas apenas na China.

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Esta informação foi divulgada pela marca germânica, através da Weibo, uma rede social chinesa.

Mercedes-Benz Classe S

Os testes estão a ser realizados com o Mercedes Classe S, cujas unidades de teste serão equipadas com uma ampla gama de sensores, incluindo a tecnologia LiDAR no tejadilho.

A tecnologia está a ser desenvolvida através de testes que incluem entradas em faixa de rodagem, estacionamentos e inversões de marcha. Todos os protótipos estão ainda equipados com tecnologia de assistência em autoestrada.

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No entanto, o mercado chinês não deixa de ser estratégico para a marca da estrela, já que representa um terço das suas vendas, motivo pelo qual a Mercedes decidiu fazer ali estes testes.

O sistema LiDAR instalado no Mercedes Classe S
O sistema LiDAR instalado no Mercedes Classe S

Ainda assim, é provável que a construtora automóvel germânica venha a tentar disponibilizar, igualmente, esta tecnologia, na Europa.

Além da Mercedes, outras marcas já iniciaram testes com esta tecnologia, ainda que em níveis de automação mais básicos. É o caso da Waymo e da Baidu, fornecedoras de serviços de robotáxis, nos EUA e China, respectivamente.

CLA como primeiro?

Segundo sugerem algumas fontes, a gama Mercedes-Benz deverá contar com tecnologia de condução autónoma, de origem chinesa, no futuro CLA elétrico, com lançamento previsto para abril de 2025.