Mercedes-AMG SL43 recebe motor de quatro cilindros com turbo elétrico

A versão de entrada do roadster 2+2 da Mercedes-AMG é o SL43 que, pela primeira vez em quase 60 anos, recebe um motor de quatro cilindros

A versão de entrada do roadster 2+2 da Mercedes-AMG é o SL43 que, pela primeira vez em quase 60 anos, recebe um motor de quatro cilindros em linha de 2,0 litros com turbo elétrico, uma tecnologia desenvolvida na Fórmula 1, que desenvolve uma potência de 381 cv.

Quase seis décadas após ter saído da linha de montagem o último Mercedes-Benz SL com bloco de quatro cilindros, a marca alemã voltou a introduzir esta arquitetura de motor na versão de entrada do roadster 2+2 Mercedes-AMG SL 43.

Assim, após o lançamento dos motores V8 biturbo de 4,0 litros n o SL 55 4Matic+ e SL63 4Matic+. com 476 cv e 585 cv, a marca de Estugarda acaba de apresentar a nova motorização, baseada no motor de 2,0 litros M139 da AMG, que utiliza um turbocompressor elétrico de gases de escape, tecnologia oriunda da Fórmula 1 e disponibilizada pela primeira vez em modelos de produção.

Mercedes-AMG SL43 com motor de 2,0 litros

O turbocompressor é operado através de um sistema elétrico de 48V, que alimenta um gerador-alternador acionado por correia. Além de proporcionar um aumento temporário de potência, o sistema também funciona como um micro-híbrido, permitindo rolar com os cilindros desligados e a recuperação de energia para aumentar a eficiência.

Gerador-alternador com correia

A unidade de dois litros que está montada longitudinalmente no SL 43 debita 381 cv às 6750 rpm e um binário de 480 Nm entre as 3250 e as 5000 rpm. além de um acréscimo de potência de 14 cv por parte do gerador-alternador em determinadas situações. Isto significa que oferece é menos potente do que a unidade de dois litros com turbo que equipa o A45 S e CLA 45 S, com 421 cv e 500 Nm.

A potência é transmitida ao eixo traseiro através de uma caixa automática MCT de nove velocidades da AMG. Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e uma velocidade máxima de 275 km/h. O consumo médio em ciclo WLTP situa-se entre os 8,9 e os 9,4 l/100 km.

Cinco ou seis modos

A versão de entrada do Mercedes-AMG SL vem equipada com suspensão em aço AMG Ride Control e o sistema AMG Dynamic Select com cinco modos de condução ou seis no cado do opcional AMG Dynamic Plus Package que acrescenta o modo "Race" aos já existentes "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual".

LEIA TAMBÉM
Duas versões. Mercedes-AMG SL já conhece os preços para Portugal

O pacote opcional Plus inclui ainda uma suspensão rebaixada em 10 mm, diferentes apoios do motor, um diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente e pinças de travão em amarelo.

O Mercedes-AMG SL 43 dos V8 distingue-se visualmente pelas jantes de 19 polegadas, a as saída de escape duplas redondas.