Com uma produção limitada a não mais que 275 unidades, o Mercedes-AMG One é uma espécie de Fórmula 1 homologado para estrada que, infelizmente, a grande maioria dos mortais nunca terá a oportunidade de conduzir. Ainda assim e como "prémio de consolação", convidamo-lo a saborear um pouco da experiência, vivendo o momento, em pista... e em vídeo.
O "momento" foi captado pelo youtuber Nico Bastian, durante um evento levado a cabo pela divisão de performance da Mercedes-Benz, a AMG, no circuito da Catalunha, perto de Barcelona.
Instalado no posto de condução e uma câmara instalado, ao que parece, no seu capacete, o youtuber cumpre uma volta à pista, desvendando, através do vídeo, um pouco do que são as sensações de condução de um hiperdesportivo que a própria AMG assume ter por base o monolugar da marca da estrela na Fórmula 1.
Com uma sonoridade que, verdadeiramente, nos faz desejar estar dentro do próprio carro, o Mercedes-AMG One tem entre os seus principais atributos um V6 1,6 litros Turbo realmente importado da F1 e que, por si só, garante uma potência máxima de 574 cv, às 11.000 rpm.
Contudo, o trem de força não se esgota no bloco V6, uma vez que o hiperdesportivo alemão conta, também, com quatro motores elétricos - dois nas rodas dianteiras, um a auxiliar o motor de combustão e outro a apoiar o turbocompressor -, com os quais a potência combinada acaba por ascender até aos 1.063 cv. Sendo que, graças à presença de uma bateria de iões de lítio de 8,4 kWh, o AMG One também consegue circular até 18 quilómetros sem pinga de combustível fóssil.
LEIA TAMBÉM
Já começou. Mercedes desvenda como é fabricado um AMG One
Numa pista como o circuito da Catalunha, com uma longa recta, o piloto consegue dar rédea solta ao One, permitindo que atinja os 100 km/h em não mais que 2,9 segundos, ou até mesmo os 200 km/h em qualquer coisa como 7 segundos. Podendo mesmo atingir a velocidade máxima (anunciada) da 352 km/h.
Produção e entregas já começaram
A terminar, recordar, apenas, que a AMG já começou a produzir e entregar cada uma das 275 unidades do Mercedes-AMG One, todas elas montadas de forma artesanal, em instalações localizadas em Coventry, na Inglaterra.
A primeira unidade saiu da linha de montagem em Agosto.