Culminando um processo iniciado há cerca de cinco anos, a Mercedes-Benz acaba de anunciar, de forma oficial, a entrada em produção do incomparável Mercedes-AMG One. Proposta da qual serão fabricadas apenas 275 unidades, com as entregas a começarem no final de 2022, e cujo (complicado) processo de fabrico a Mercedes revela, um pouco, agora.
Sobre esta fase de produção, que segundo a Mercedes-Benz começará com uma reduzida série exclusiva, a marca da estrela avança que a montagem do veículo terá lugar em Coventry, no Reino Unido, onde, em conjunto com a Multimatic, foi criada uma fábrica exclusiva para produção de pequenas séries de modelos.
Já a cadeia cinemática híbrida, baseada na tecnologia utilizada na Fórmula 1 e traduzida num motor V6 turbo de 1,6 litros, ao qual se somam quatro motores elétricos, será construída pela Mercedes AMG High Performance Powertrains, em Brixworth, Inglaterra. A qual, recorde-se, já é a responsável pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1.
Ainda sobre a produção deste modelo que a própria Mercedes-Benz fez questão de apresentar como um Fórmula 1 homologado para estrada, o fabricante automóvel alemão revela que a construção de cada uma das 275 unidades previstas será realizada manualmente, ao longo de um total de 16 estações de montagem e testes.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-AMG One é o Fórmula 1 de estrada com 1063 cv
Um processo que começa, na primeira estação, com a montagem dos componentes mecânicos e de alta tensão, bem como a instalação dos componentes essenciais à cadeia cinemática, terminando apenas na estação 16, onde o veículo é submetido a uma cabina de luz, para inspecção visual de todas as superfícies e testes técnicos de funcionamento de todos os componentes.
De resto, a Mercedes-Benz revela ainda que cada um dos AMG One será montado com recurso a mais de 50 especialistas e com sucessivas e rigorosas inspecções de qualidade. Resultando, assim, numa extensa documentação de todo o processo de produção, em que até mesmo os componentes a utilizar são previamente seleccionados.
A terminar todo este processo, um ensaio de cada veículo no campo de testes próximo da fábrica, com cada uma das unidades a ser sujeita à aprovação final por um piloto de testes de fábrica. A qual, uma vez assegurada, levará ao processo de protecção do veículo para transporte rumo à sede da Mercedes-AMG em Affalterbach.
Será aí, em Affalterbach, que os especialistas no Mercedes-AMG One fornecerão todas as instruções técnicas sobre o veículo aos futuros proprietários e procederão à entrega dos mesmos.