Depois dos rumores segundos os quais a Mercedes-Benz estaria a preprarar algo do género, eis que chega a confirmação: o novo Mercedes-AMG ONE acaba de arrebatar o recorde da volta mais rápida, para carros de produção, ao circuito de Nürburgring. Tempo? 6m35,183s.
A divulgação desta nova marca foi feita pela própria marca da estrela, acrescentando que o Mercedes-AMG ONE conseguiu cumprir os 20,832 quilómetros do traçado alemão em menos 8,34 segundos que o Mercedes-AMG GT Black Series. Mas também em menos 3,65 segundos que o Porsche GT2 RS, o detentor até aqui, da volta mais rápida conseguida por um veículo homologado para a estrada.
Ainda de acordo com a marca de Estugarda, o recorde do Nordschleife foi batido no dia 28 de outubro, numa altura em que o dia se encontrava ensolarado, embora com a pista ainda húmida e parcialmente suja nalgumas zonas. Algo que acabou dificultando um pouco o desempenho do piloto que esteve aos comandos do hiperdesportivo, o alemão Maro Engel.
Piloto atualmente a competir no DTM e embaixador da Mercedes-AMG, Engel afirma, em declarações reproduzidas no mesmo comunicado, que se tratou, "realmente, de uma experiência inesquecível", para reconhecer, em seguida, que "eu não esperava que pudéssemos definir um tempo de volta com essas condições de pista. Em algumas áreas cruciais da pista, ainda não havia secado completamente e, portanto, era complicado. Foi um desafio especial".
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Por outro lado, o alemão também acredita que o AMG ONE está "certamente mais em casa num circuito de Grande Prémio, do que em Nordschleife", devido ao comprimento da pista. O que significa que o próprio Engel terá tido de fazer uso inteligente da função DRS, maximizando a recuperação de energia durante a travagem.
Em modo 'Race Plus' e a 338 km/h
Ainda sobre a tentativa que levou à conquista do recorde e que, segundo a Mercedes, teve lugar às 17h14 locais, ou seja, apenas um minuto antes do fecho da pista em Nürburgring (aliás, a marca alemã refere ter-se debatido, igualmente, com um problema de horários, que levou a que tivesse menos de uma hora para tentar bater o tempo de referência), Maro Engel terá optado pelo modo de condução 'Race Plus'.
Para o alemão, esta foi a melhor forma de ter à disposição os 1.063 cv que são a potência máxima disponibilizada pelo bloco V6 1.6 Turbo a gasolina, em conjunto com os quatro motores elétricos, mas que também uma menor altura ao solo, graças à intervenção da suspensão adaptativa, e uma aerodinâmica ativa segundo as necessidades do momento.
Durante aquela que foi a sua melhor volta ao traçado, Engel conseguiu atingir uma velocidade de 338 km/h na reta Döttinger Höhe, valor que está está perto dos 350 km/h que o ONE anuncia como velocidade máxima.