Depois da apresentação oficial, o primeiro Fórmula 1 Mercedes homologado para a estrada, batizado de Mercedes-AMG One, acaba de fazer a sua estreia perante o público, ao fazer a famosa rampa de Goodwood. Um momento registado em vídeo que a própria organização do Festival de Velocidade acaba de divulgar.
Culminando um processo de produção que se prolongou por cinco anos e em que foram várias a vezes em que a data de apresentação acabou adiada, eis que o "Mercedes F1 de estrada" mostra-se, assim e pela primeira vez, em público, fazendo ouvir aquela que é uma das muitas inovações tecnológicas que estreia: o seu "pequeno" seis cilindros em V com 1.6 litros de cilindrada. Bloco que, tal como o sistema híbrido e a transmissão, é baseado nas soluções utilizadas pela escuderia Mercedes no Mundial de Fórmula 1.
Quanto ao vídeo, avisamos desde já para que não espere exibições extremas, até porque a "viagem" tinha argumento preparado, não se limitando a ir do ponto A ao ponto B. Prevendo, sim, uma paragem, em pista, na área reservada aos espectadores, para mostrar alguns dos aspectos técnicos que este "F1 de estrada" exibe.
Contudo e após a breve paragem, o One elevou o seu spoiler traseiro, abriu as abas dos pára-lamas dianteiros, e... então sim, "descolou" de forma definitivamente, elevando a adrenalina, graças também a uma sinfonia auditiva que muito promete. Isto, graças à capacidade do bloco de atingir as 11.000 rpm, ou seja, pouco menos que a variante aplicada nos monolugares de F1, para aí atingir os prometidos 1.063 cv.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-AMG One é o Fórmula 1 de estrada com 1063 cv
Uma potência máxima conseguida, acrescente-se, graças também à presença de por quatro motores elétricos acoplados nas rodas.
De resto, segundo garante a própria Mercedes, o One deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 2,9 segundos. Algo que, ao longo destes quatro dias que decorre o Festival de Velocidade de Goodwood, o hiperdesportivo poderá vir a demonstrar... ou talvez não.