Serão apenas 275. Primeiro AMG One está pronto para entrega!

A Mercedes-AMG acaba de anunciar a saída da linha de montagem do primeiro AMG One, pronto para entrega ao legítimo proprietário.

Mais de cinco anos após o primeiro anúncio no Salão Automóvel de Frankfurt, eis que a Mercedes-AMG anuncia a saída da linha de montagem, pronto para a entrega ao seu legítimo proprietário, do primeiro AMG One. Qual o nome do sortudo? As hipóteses são várias...

Anunciado como uma espécie de Fórmula 1 homologado para utilização nas estradas do dia-a-dia, o Mercedes-AMG One começou por ser dado a conhecer ao mundo, há cerca de cinco anos e meio, sob o nome de Project One.

Então um assumido concept, o hiperdesportivo acabaria por revelar a sua versão de produção em junho de 2022, para, em Agosto do mesmo ano e já sem a designação "Project", dar início ao processo de montagem artesanal pelo qual passarão as apenas 275 unidades previstas no projecto original.

Entretanto e depois da divulgação, inclusive através de um vídeo, da forma minuciosa como é produzido cada um dos Mercedes-AMG One, eis que a AMG anuncia, através das suas redes sociais e com direito a imagens inclusive, a saída da linha de montagem daquela que é a primeira unidade do modelo - marcada, de resto, por uma placa de matrícula em que se pode ler 'ON1' (não será, certamente, a definitiva...), mas também pela inscrição AMG, em letras garrafais, na grelha frontal, assim como pela inscrição 'AMG ePerformance' na barbatana de tubarão que divide a tampa do motor.

LEIA TAMBÉM
Mercedes vendeu Project One em Portugal por 3 milhões de
euros

Com o hiperdesportivo claramente pronto para a entrega ao legítimo proprietário, a pergunta que, certamente, irrompeu já na mente do leitor é, qual o nome do sortudo destinatário. E a verdade é que essa é uma interrogação para a qual não temos resposta definitiva!

Segundo os rumores surgidos ao longo dos últimos meses, pilotos e ex-pilotos de Fórmula 1 como Lewis Hamilton, Nico Rosberg e David Coulthard, estão entre os candidatos que, desde o primeiro instante, fizeram questão de inscrever o seu nome na lista de potenciais compradores de um AMG One. Sendo que, ainda em 2017, o tablóide britânico 'The Sun' garantia que o atual chefe de fila da escuderia Mercedes, Hamilton, teria, inclusive, inscrito o seu nome, não para uma, mas para duas unidades - uma, para si, e outra, para oferecer ao seu pai, Anthony.

Igualmente entre os candidatos a uma das 275 unidades deste Mercedes-AMG, estariam nomes como o do magnata norte-americano do imobiliário Manny Khoshbin, o actor Mark Wahlberg e o tenista profissional Ion Tiriac.

Produzido em Inglaterra

A terminar, recordar que o Mercedes-AMG One é montado nas instalações da AMG em Coventry, no Reino Unido, onde foi criada, com a ajuda da Multimatic, uma unidade de produção dedicada, composta por um total de 16 etapas de montagem e testagem. Sendo que o motor é aí entregue pela divisão Mercedes-AMG High Performance Powertrains, que fica situada em Brixworth.

https://youtube.com/watch?v=Qh_vgBKvXqU&si=EnSIkaIECMiOmarE

De resto e ainda sobre o motor, vale a pena recordar o desafio que foi conseguir concretizar o objectivo de construir um V6 híbrido baseado num propulsor oriundo da competição e, neste caso, capaz de garantir uma potência combinada de 1.063 cv. Mas que, depois, também tem de ser capaz de cumprir os regulamentos anti-emissões Euro 6.

Aliás e com uma capacidade de atingir rotações por minuto na ordem dos 11.000 rpm, este trem de força assume, desde o início, a necessidade de ser profundamente revisto e até renovado, a cada 50 mil quilómetros. Ainda que e face à exclusividade do modelo, tenhamos dúvidas de que muitas das 275 unidades alguma vez fiquem, sequer, perto, dessa quilometragem...