Mercedes-AMG One é o Fórmula 1 de estrada com 1063 cv

Um monstro de estrada com motor de Fórmula 1, assim se pode caraterizar o Mercedes-AMG One, equipado com um V6 híbrido com 1063 cv,

Um monstro de estrada com motor de Fórmula 1, assim se pode caraterizar o Mercedes-AMG One, equipado com um V6 híbrido com 1063 cv, que na função "Race Start" permite acelerar dos 0 aos 200 km/h em sete segundos.

Quase cinco anos após a estreia do protótipo Mercedes-AMG Project One, a marca alemã lançou a versão final de produção do seu hipercarro. Os alemães decidiriam manter inalteradas as linhas originais do protótipo e cumpriram a promessa de equiparem este desportivo com uma linha motriz híbrida oriunda da competição com uma potência combinada de 1063 cv.

O Mercedes-AMG One manteve-se fiel às linhas do protótipo de 2017, designadamente a abertura do tecto integrada na aleta central, as aberturas ativas nos pára-lamas dianteiros, as portas que abrem para cima e o spoiler traseiro ativo.

Um olhar mais atento revela que a parte traseira foi ligeiramente redesenhada, apresentando um friso mais saliente por cima das luzes traseiras e algumas diferenças nos enormes difusores que albergam as saídas de escape triplas, inspiradas na Fórmula 1.

Entre as outras alterações destaque para a cobertura amovível em fibra de vidro da cobertura do motor, que possui grandes entradas de ar, enquanto os espelhos retrovisores também são maiores. 

As alterações mais visíveis podem ser encontradas nas jantes forjadas em alumínio de dez raios que possuem uma cobertura aerodinâmica em fibra de carbono.

Três afinações

A aerodinâmica ativa, controlada hidraulicamente, possui três afinações. A "Highway" destina-se para utilização geral, com a grelha ativa do guarda-lamas fechada, as abas dianteiras estendidas e a asa traseira recolhida. 

A afinação "Track" assegura até cinco vezes mais força descendente, o que se deve às abas dianteiras dobradas, à grelha ativa aberta, a asa traseira totalmente estendida e a suspensão rebaixada em 37 mm e 30 mm atrás.

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Finalmente, o modo "Race DRS" diminui a carga aerodinâmica até 20% com o toque num botão, permitindo ao condutor ultrapassar os adversários antes de chegar à curva seguinte. Esta função é automaticamente desligada quando o condutor utiliza os travões ou for detetada aceleração lateral.

V6 híbrido da F1

A linha motriz híbrida E-Performance é constituída por um motor de combustão interna e quatro motores elétricos, desenvolvendo uma potência combinada de 1063 cv. Em posição central foi montado um motor turbo V6 de 1,6 litros com turbo elétrico, quatro árvores de cames, uma limitação do regime às 11.000 rpm, injeção direta, que oriundo do monoposto de Fórmula 1. Este bloco debita uns impressionantes 574 cv. 

Quanto aos motores elétricos, um deles está montado na cambota e tem 163 cv, outro está integrado no turbocompressor, contribuindo com 122 cv, e os dois restantes estão no eixo dianteiro, oferecendo uma potência combinada de 326 cv.

O eixo traseiro é híbrido e conta com uma nova caixa manual automatizada de sete velocidades que integra o bloqueio de diferencial, enquanto o eixo dianteiro é exclusivamente propulsionado pelos motores elétricos.

O sistema de tração integral AMG Performance 4Matic+ e o sistema de vectorização de binário no eixo dianteiro proporcionam a melhor tração possível. Além disso, os motores elétricos dianteiros permitem a recuperação até 80% da energia durante as desacelerações, ajudando a carregar a pequena bateria de iões de lítio de 8,4 kWh, a qual oferece uma autonomia elétrica de 18,1 km, podendo também ser carregada externamente, graças a um carregador de bordo de 3,7 kW.

Seis modos de condução

O condução tem ao dispor seis modos: Race Safe (operação normal com prioridade aos motores elétricos), Race (operação híbrida com motor de combustão sempre em funcionamento para manter a autonomia elétrica), EV (modo elétrico), Race Plus (híbrido, aerodinâmica ativa, chassis rebaixado), Strat 2 (potência máxima e afinação mais agressiva do chassis para pista) e Individual (configurações ajustáveis).

A função Race Start permite uma aceleração dos 0 aos 200 km/h em sete segundos, mas o valor relativo aos 0 aos 100 km/h não foi divulgado pela AMG. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 352 km/h.

O Mercedes-AMG One tem um chassis monocoque em fibra de carbono, com subchassis dianteiro e traseiro em alumínio. O habitáculo tem um design minimalista e inclui dois bancos de competição montados por cima do túnel do motor. O volante é inspirado na Fórmula 1 e possui indicadores para as mudanças, botões integrados, podendo ser regulável eletricamente, enquanto os pedais e o apoio do pé do passageiro podem ser ajustáveis mecanicamente. 

O interior conta com dois ecrãs digitais de 10", para o painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento. O espelho retrovisor interior foi substituído por uma ecrã digital.

A Mercedes-AMG vai produzir 275 unidades do One e todas já estão vendidas, não obstante cada uma custar 2,54 milhões de euros.