Para afrontar Panamera S E-Hybrid. Mercedes prepara AMG GT73e de 816 cv!

Apontado ao Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid, a Mercedes está a preparar, ainda para este ano, o AMG GT73e Coupé com mais de 810 cv.

Agendado ainda para este ano, a Mercedes prepara já o lançamento daquele que será o primeiro de uma nova série de propostas híbridas plug-in Mercedes-AMG, neste caso, a anunciar mais de 810 cv de potência. Resumindo: eis o Mercedes-AMG GT73e 4MATIC+ EQ Power Coupé de quatro portas!

Anunciado como a versão de topo entre os desportivos de quatro portas da marca da estrela, este novo Mercedes-AMG GT73e 4MATIC+ EQ Power Coupé tem por base um novo sistema híbrido plug-in, internamente conhecido como "P3 plug-in hybrid". E que, no caso deste novo modelo, deverá permitir-lhe, graças aos mais de 810 cv de potência, não somente acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos, como ultrapassar os 320 km/h de velocidade máxima.

Posicionando-se como um rival directo do Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e acima do não-eletrificado GT63, este novo desportivo assume-se como um primeiro de uma nova era de modelos eletrificados com o emblema AMG. Neste caso, exibindo uma configuração de motor elétrico integrado no eixo traseiro, como forma de garantir aquilo que a Mercedes designa de "um boost significativo" no apoio ao motor a gasolina, uma versão melhorada do V8 4.0 litros turbocomprimido utilizado no GT63, combinado com um sistema de tracção integral totalmente variável.

O GT63 vai deixar de ser a proposta topo-de-gama na oferta de quatro portas da Mercedes-AMG

Além de aplicado neste GT73e, este novo sistema híbrido plug-in deverá ser disponibilizado, igualmente, nas futuras versões 73 do Classe S e Classe SL, além de no sucessor elétrico a gasolina do C63 4MATIC. Embora e neste último caso, tendo por base quatro cilindros 2.0 litros Turbo, no lugar do V8, avança a britânica Autocar.

De resto e segundo a mesma fonte, este novo sistema de propulsão híbrido plug-in P3 deverá ficar reservado, numa fase inicial, apenas para os modelos Mercedes-AMG, enquanto as versões Mercedes-Benz exibirão um outro sistema PHEV, denominado P2, e que recorre a uma configuração diferente, com o motor elétrico integrado na caixa de velocidade - solução idêntica, aliás, à do Panamera Turbo S E-Hybrid.

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A diferenciar estas duas soluções, surge, por exemplo, o facto do P3 permitir o recurso a um motor elétrico maior do que no P2, o qual apresenta restrições quanto ao espaço. Sendo que o primeiro também garante um accionamento directo das rodas traseiras, em modo 100% elétrico, além de com vetorização de binário melhorada no modo híbrido.

Ao mesmo tempo, esta solução P3 também vem garantir a base para uma melhor distribuição de pesos, além de permitir uma recuperação de energia significativamente mais eficiente, já que não há perdas mecânicas resultantes da utilização da caixa de velocidades. Ao mesmo tempo que a energia cinética recolhida na travagem e em períodos da aceleração, é usada para abastecer a bateria de iões de lítio colocada sob o piso da bagageira. E que permitirá, igualmente, que o modelo possa circular, também, apenas e só, a energia elétrica.

Segundo algumas fontes terão revelado à mesma publicação, o motor elétrico do GT73e deverá anunciar qualquer coisa como 204 cv de potência e 363 Nm de binário, ao que tudo indica, partilhando alguns componentes fundamentais com o motor elétrico assíncrono 'M0' desenvolvido pela ZF e que já é utilizado nos elétricos Mercedes-Benz EQC e EQV.

MERCEDES EQC
O Mercedes-Benz EQC é um dos modelos que recorre a motor elétrico desenvolvido pela ZF

Neste GT73e, este motor elétrico é combinado com o V8 a gasolina, neste caso, a garantir 648 cv de potência e 900 Nm de binário, permitindo à Mercedes-Benz garantir que o modelo anunciará "níveis nunca antes vistos de potência e binário", numa proposta AMG de quatro portas para utilização no dia-a-dia.

A confirmar esta promessa, uma potência total de, pelo menos, 816 cv, número já anunciado pela AMG aquando da revelação do GT Concept, ainda em 2017, e que, a confirmar-se, garantirá a este Mercedes-AMG GT73e 4MATIC+ EQ Power Coupé de quatro portas mais cerca de 130 cv que o anunciado pelo rival Panamera PHEV. O qual anuncia uma potência combinada de 680 cv, garantida através do seu V8 eletrificado.

Aliás, surpreendente deverá ser, igualmente, o binário combinado deste novo GT73e, o qual deverá rondar os 1.003 Nm. Algo só possível por o binário oferecido pelo motor elétrico não estar restringido pela caixa de velocidades e sistema de quatro rodas motrizes, mas descarregado, directamente, nas rodas traseiras.

Apesar dos números impressionantes do GT73e, o futuro Mercedes-AMG deverá continuar a ser o pináculo da potência e binário, entre a totalidade das propostas com a estrela na grelha frontal

Ainda assim e a terminar, importa recordar que o Mercedes-AMG GT73e 4MATIC+ EQ Power Coupé de quatro portas não será o modelo mais potente da AMG. Esse título, pertencerá, sim, ao há muito aguardado Mercedes-AMG One, hiperdesportivo que recorrerá a um V6 eletrificado "importado" da F1, a anunciar mais de 1000 cv de potência e mais de 1350 Nm de binário.