55 unidades. AMG assinala 55º aniversário com Mercedes-AMG GT Track Series

O mais potente automóvel de pista da AMG para clientes é o Mercedes-AMG GT Track Series com 734 cv e destina-se a assinalar o 55º aniversário

O mais potente automóvel de pista da AMG para clientes é o Mercedes-AMG GT Track Series com 734 cv e destina-se a assinalar o 55º aniversário da marca de automóveis desportivos da Mercedes-Benz. A produção desta série especial apenas para circuito está limitada a 55 unidades.

Baseada no Black Series, a edição especial e exclusiva do AMG GT Track Series destina-se a ser utilizada exclusivamente em circuitos ou em eventos organizados por entidades ligadas ao automobilismo e é o automóvel de pista mais potente de sempre para clientes.

O GT Track Series é uma série especial que faz parte do programa de comemoração do 55º aniversário da AMG. Para assinalar esta efeméride, a marca de automóveis desportivos da Mercedes-Benz vai produzir apenas 55 unidades deste modelo.

Detalhes aerodinâmicos do Mercedes-AMG GT Track Series

O Mercedes-AMG GT Track Series possui uma pintura exclusiva Manufaktur Hightech Silver Magno com acabamento semi-brilhante e tem faixas em vermelho e antracite.

Por baixo do capot encontra-se o motor V8 biturbo de 4,0 litros do AMG GT Black Series, mas com injetores de combustível diferentes. Isto permitiu aumentar a potência para os 734 cv e o binário para os 850 Nm. Em termos de comparação, o motor do Black Series de estrada oferece uma potência de 730 cv e um binário de 800 Nm.

Otimização para pista

O potente motor V8 biturbo de 4,0 litros está associado a uma caixa sequencial de competição de seis velocidades da Hewland HLS com afinação ajustável do diferencial traseiro. O modelo de estrada tem uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.

O Track Series possui amortecedores ajustáveis em quatro posições da Bilstein. Cada uma tem uma afinação para alta e baixa velocidade da compressão. É igualmente possível ajustar a altura ao solo e alterar a afinação da barra de anti-capotamento.

Saídas retiram ar quente do compartimento do Mercedes-AMG GT Track Series

A versão de circuito tem painéis em fibra de carbono no capot, nos guarda-lamas, soleiras, na tampa traseira e no pára-choques traseiro. O interior foi despido de todos os "luxos" da versão de estrada do Black Series. A consola central é em carbono e os bancos são de competição. O resultado traduziu-se na diminuição do peso em vazio para 1400 kg contra os 1588 kg da versão de estrada.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-AMG GT Black Series. O expoente máximo da família GT

Para responder às exigências aerodinâmicas de utilização em pista, o capot tem uma grande saída de ar que retira o ar quente do compartimento do motor. O splitter tem um design exclusivo para este modelo. Os guarda-lamas dianteiros têm grelhas que aumentam a carga aerodinâmica no eixo dianteiro. A forma das soleiras laterais canaliza o ar frio para os travões traseiros. A dupla asa traseira também uma parte superior ajustável.

12 níveis de afinação

Os condutores podem afinar o Track Series para pista utilizando o controlo de tração para competição e o sistema de anti-bloqueio das rodas. Estão disponíveis 12 níveis de afinação, desde o máximo até ao desligado.   

Posto de condução do Mercedes-AMG GT Track Series

Também é possível afinar a distribuição de peso entre a dianteira e a traseira. Um painel de instrumentos digital programável da Bosch também está à disposição do condutor. A célula do habitáculo cumpre as normas de segurança da FIA e existe mesmo um alçapão no tejadilho para permitir o acesso ao interior.

As 55 unidades do Mercedes-AMG GT Track Series começam a ser entregues no segundo trimestre de 2022. O preço, antes de impostos, é de 369 mil euros. Entre as opções disponíveis incluem-se um assento e um sistema de ventilação do capacete, um sistema para ingestão de líquidos e uma célula de segurança para o passageiro.