Apontado à pista. Mercedes-AMG GT 63 PRO 4Matic+ é o pináculo dos GT

A Mercedes acaba de desvendar a versão mais orientada para a performance do coupé GT, o Mercedes-AMG GT 63 PRO 4Matic+.

Aproveitando a abertura da edição de 2024 do Festival de Velocidade de Goodwood, a Mercedes acaba de desvendar a versão mais orientada para a performance do coupé GT, o Mercedes-AMG GT 63 PRO 4Matic+. Proposta com mais potência e melhor aerodinâmica, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em tão-só 3,2s!

Versão topo de gama daquele que é também um dos mais exclusivos coupés da marca da estrela, o Mercedes-AMG GT 63 PRO 4Matic+ distingue-se por uma frente ainda mais agressiva, com entradas de ar maiores, além de deflectores adicionais em fibra de carbono. Mas também um sistema de controlo de passagem de ar ativo AirPanel, a contribuir para reduzir a sustentação aerodinâmica no eixo traseiro em quase 30 kg (29,9 kg).

Igualmente nova, é a asa traseira fixa, mais deflectores de ar na zona inferior da carroçaria, semelhantes aos existentes no hiperdesportivo One, a que se soma um pack em fibra de carbono, materializado num difusor dianteiro, saias laterais e difusor traseiro.

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Equipado com jantes forjadas de 21 polegadas, revestidas por pneus Michelin Pilot Sport 5, ou, em opção, Pilot Sport Cup 2, o desportivo conta ainda com um sistema de travagem de alto rendimento e com "os maiores discos de travão em cerâmica atualmente disponíveis, de série, num Mercedes-AMG". Sinónimo de dimensões que atingem as 16,5" (419 mm) à frente e sobre os quais atuam pinças de seis pistões.

Embora não tão escrutinado, o interior do GT 63 PRO 4Matic+ não deixa de contar com bancos AMG Performance e volante desportivo em pele e microfibra, acompanhados de um painel de instrumentos de 12,3", mais um segundo ecrã de 11,9", parte do sistema de infoentretenimento. Além de e em caso de preferência, um banco traseiro.

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Mais potência, binário… e refrigeração

Quanto ao trem de força, tem por base o conhecido bloco V8 biturbo de 4,0 litros, mas que, aqui, vê aumentada a sua potência máxima para os 611 cv, ou seja, mais 26 cv que no GT 63 "normal". Sem esquecer os 849 Nm de binário máximo, um acréscimo de 50 Nm face à versão standard.

A acompanhar o motor, uma transmissão automática de nove velocidades, encarregue de encaminhar a potência para um sistema de tracção integral totalmente variável, graças, também, ao qual, o GT 63 PRO 4Matic+ consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2s e dos 0 aos 200 km/h em 10,9s (0,5s mais rápido que o GT 63), assim como atingir a velocidade máxima de 317 km/h.

Igualmente a contribuir para estes resultados, surge uma nova solução de arrefecimento que passa pela introdução de dois radiadores adicionais, além de um sistema de refrigeração ativo para a caixa de transferência, mais radiadores extra, montados na parte superior, para os diferenciais dianteiro e traseiro. Sendo que os designers também ajustaram as escovas de ar na parte inferior da carroçaria e as placas de cobertura dos travões para "otimizar o fluxo de ar para os travões, o que aumenta a sua durabilidade e evita o atingir de temperaturas excessivas nos mesmos", explica a Mercedes.

Finalmente, nota, ainda, para a introdução de um controlo ativo da direcção e direcção ativa no eixo traseiro.

Preço fica para mais tarde

Apresentado na abertura do britânico Festival de Velocidade de Goodwood deste ano, por conhecer fica apenas a data de disponibilização do Mercedes-AMG GT 63 PRO 4Matic+ e, já agora, o preço.