Quinhentos e dez cavalos e 3,8 segundos no arranque até aos 100 km/h. Este é, provavelmente, o melhor cartão-de-visita para o Mercedes-AMG GLC Coupé 63 S 4Matic+, um verdadeiro SUV de corrida
Depois de terem tomado o mercado automóvel de assalto, as carroçarias do estilo SUV/Crossover têm vindo gradualmente a testar terrenos improváveis para veículos com duas toneladas e mais de 1,910 metros de altura.
Não é fácil imaginar um SUV de corrida, mas eles existem. Basta deixar os especialistas da AMG aplicarem a sua magia a um Mercedes GLC Coupé.
Com exceção do proeminente spoiler traseiro, as jantes forjadas de 21'' são opcionais (2650 €), não há muito por onde se perceba que este é um verdadeiro SUV de corrida. É preciso ouvi-lo a trabalhar para reconhecer a sonoridade inconfundível de um V8 a gasolina.
V8 de 510 cv
Oriundo da série M177, o bloco posiciona duas bancadas de quatro cilindros num V de 90 graus. Entre elas, para reduzir o tempo de resposta, encontra-se um par de turbos. Um sopro essencial para o motor de quatro litros desenvolver 510 cv e 700 Nm de binário entre as 1750 e as 4500 rpm.
Governado pela caixa automática de nove velocidades AMG Speedshift MCT 9G, o V8 é capaz de lançar as duas toneladas de GLC Coupé até aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
A velocidade máxima está limitada aos 280 km/h, mas o que impressiona é a elasticidade nos regimes médios.
Potência esmagadora
Nem é preciso ir nos modos de condução mais radicais, Sport+ e Race, para ficar impressionado. O modo Comfort do dia-a-dia é suficiente para nos deixar colados ao banco enquanto faz uma recuperação 100-200 km/h esmagadora.
É mesmo muito fácil circular acima dos limites legais, pelo que a utilização do cruise control em autoestrada é praticamente obrigatória.
Quem gosta de conduzir sabe que velocidade nem sempre é sinónimo de agilidade. No caso do GLC 63 AMG não há como evitar o peso. Duas toneladas em movimento acelerado representam uma grande quantidade de massa para manter sob controlo.
Os travões acusam a fadiga e o arrastar da frente na entrada das curvas torna-se uma inevitabilidade.
Não ser particularmente ágil em estradas sinuosas, não invalida que o Mercedes-AMG GLC Coupé 63 S 4Matic+ seja um SUV de corrida. Basta ter critério na escolha do ambiente.
Critério de outra espécie vai ser necessário no momento da compra. Afinal estamos perante o topo da gama GLC, com um preço base de 139 600 €.