A gama desportiva E 63 4MATIC+ da Mercedes-AMG acaba de receber a sua mais recente renovação. Além das atualizações estéticas já introduzidas no Classe E, estas versões mais picantes recebem alterações específicas para responder às necessidades de refrigeração do bloco V8 de 4,0 litros, ficando disponíveis, nas carroçarias Limousine e Station, assim como nos níveis de equipamento Base e S.
A Mercedes-AMG acaba de revelar a mais recente geração dos modelos E 63 4Matic+, que estarão disponíveis nas carroçarias Limousine e Station. As principais alterações estéticas introduzidas no Classe E também se estenderam às versões mais desportivas desenvolvidas em Affalterbach.
A entrada central do ar de arrefecimento na secção dianteira foi totalmente redesenhada e passou a integrar a grelha do radiador específica da AMG com doze lamelas verticais e ainda a estrela central, de maiores dimensões.
Esta alteração deveu-se essencialmente a razões técnicas, designadamente para assegurar um melhor escoamento do ar em torno do motor biturbo V8 de 4,0 litros.
Por esse motivo, as entradas de ar exterior junto à geometria em asa de avião são maiores e canalizam o ar especificamente para as zonas necessárias com o auxílio de duas lamelas transversais.
Otimização aerodinâmica
O novo design exterior pós-renovação da Mercedes-AMG E 63 4MATIC+ é complementado com faróis multifeixe, mais achatados e totalmente em LED, guarda-lamas mais salientes. O pára-choques apresenta um perfil em preto em preto brilhante que se estende até à extremidade exterior da geometria em asa de avião.
O repartidor dianteiro está disponível na cor da carroçaria, em prateado, ou em preto brilhante em combinação com o pack opcional AMG Night.
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As alterações estéticas estenderam-se aos farolins traseiros, que agora são mais achatados. Na variante Limousine prolongam-se até à tampa da bagageira, onde são ligados a um friso de revestimento em cromado brilhante na parte superior. Na Station, o friso estende-se às extremidades exteriores dos farolins traseiros.
O spoiler na tampa da bagageira da variante Limousine apresenta-se, de série, na cor da carroçaria ou pode manter à vista a fibra de carbono em combinação com o pacote opcional AMG Carbon-Fibre Exterior II.
Packs AMG
Para uma maior personalização deste modelo, a marca alemã propõe o pack opcional AMG Night, que se carateriza pelo acabamento preto brilhante nas capas dos espelhos exteriores, nas molduras dos vidros, nos revestimentos das proteções das embaladeiras e dos pára-choques.
Por sua vez, os revestimentos das ponteiras de escape possuem acabamento cromado preto.
Quanto ao pack AMG Exterior Carbon-Fibre II distingue-se por oferecer capas dos espelhos e o spoiler da tampa da bagageira da limousine em fibra de carbono.
Chegada do MBUX
O habitáculo não registou grandes alterações face ao atual Mercedes-AMG E 63. Uma das principais novidades consiste na introdução neste modelo do sistema de informação e de entretenimento MBUX, com ecrã tátil, touchpad, controlo inteligente por voz e ainda ecrãs com funções específicas da AMG.
Igualmente novo é o volante AMG Performance com design em duplo raio e comandos integrados. O aro do volante vem equipado com uma tela sensorial para detetar as mãos do condutor no volante. Se isso não acontecer durante um certo período de tempo, o sistema começar a emitir um alerta. Caso não haja reação por parte do condutor, o sistema poderá efetuar uma assistência de travagem de emergência.
No capítulo mecânico, o Mercedes-AMG E 63 4Matic+ mantém-se fiel ao motor biturbo V8 de 4,0 litros, que desenvolve uma potência de 612 cv e um binário de 850 Nm.
O propulsor está associado a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG Speedshift. A aceleração dos 0 aos 100 km/h na versão S Limousine é de 3,4 segundos e de 3,5 segundos na Station. O consumo anunciado é de 12,9 l/100 km/h.
A marca alemã propõe ainda, com esta renovação, um modelo base, Mercedes-AMG E 63 4Matic+, com 571 cv, que acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos na limousine, sendo esse valor de 3,6 segundos na Station.
Modo Drift
O comportamento dinâmico é otimizado pela suspensão AMG Ride Control+, que dispõe de câmaras pneumáticas e amortecimento adaptativo ajustável ADS+ para assegurar elevados níveis de estabilidade.
Esta suspensão pneumática oferece três possibilidades de configuração: Comfort, Sport e Sport+. Além disso, o modo Drift também é de série na versão S, permitindo ao condutor canalizar toda a potência para as rodas traseiras, graças à distribuição de binário variável.
O modo Drift pode ser ativado no programa da transmissão "Race" utilizando as patilhas no volante, desde que o ESP esteja desativado e a caixa de velocidades em modo manual.
O sistema de travagem é constituído, na versão base, por discos de travão compósitos perfurados e ventilados internamente, com 360 mm diâmetro. A versão S recebe discos dianteiros de 390 mm. Em opção ainda está disponível um sistema de travagem compósito de Carbono-Cerâmica AMG, com discos de 402 mm.
A lista de opcionais para a versão base deste modelo também inclui o novo pack AMG Dynamic Plus, compreendendo o programa da transmissão Race com Drift Mode, o sistema de travões compósitos de elevadas prestações da versão S , com pinças de travão pintadas na cor vermelho, e ainda o volante AMG Performance revestido em microfibra Dinamica com botões AMG.