Sem downsizing. Mercedes-Benz apresenta o novo e mais potente AMG E 53

A Mercedes-Benz acaba de apresentar o seu mais recente desportivo híbrido, de nome AMG E 53, sem downsizing mas com mais potência e binário

A Mercedes-Benz acaba de apresentar o seu mais recente desportivo híbrido, de nome AMG E 53. Um regresso feito tanto na variante berlina, como carrinha, mas sem qualquer downsizing na combustão… e, também por isso, com mais potência e binário. Já para este ano.

Posicionado logo abaixo do ainda por chegar topo de gama E 63, este novo Mercedes-AMG E 53 destaca-se por e ao contrário do que a marca da estrela tem vindo a fazer noutras versões híbridas mais desportivas, em que tem apostado numa diminuição da cilindrada dos motores, manter o seu já conhecido seis cilindros em linha, de 3,0 litros. Embora e a partir de agora, a debitar mais potência e binário.

Anteriormente a prometer 435 cv, o novo seis cilindros foi revisto de forma a passar a anunciar, por si só, 450 cv. Valor a que se juntam, depois, os 163 cv do motor elétrico, elevando aquela que é a potência combinada do sistema, para uns ainda mais impressionantes 585 cv!

Contudo, as surpresas não ficam por aqui, já que este novo AMG E 53 conta ainda com a função 'Race Start'. Basicamente, outra forma que a Mercedes encontrou para dizer 'Launch Control', e que, quando accionado, consegue fazer disparar, ainda que apenas por breves momentos, a potência máxima para os 612 cv!

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Quanto ao binário, foi igualmente aumentado para os 750 Nm, não apenas superando em muito os anteriores 520 Nm, mas também contribuindo para que o E 53 passe a acelerar dos 0 aos 100 km/h em tão-só 3,8s. Com a Station a demorar apenas mais 0,1s! 

No entanto e embora ambos tenham a velocidade máxima limitada a 250 km/h, a inclusão do opcional AMG Driver's Package vem permitir à berlina chegar aos 280 km/h, enquanto a carrinha "bate" nos 275 km/h.

Circulando única e exclusivamente a energia elétrica, a mesma velocidade máxima limitada a 140 km/h para ambos, tal como e graças à nova bateria, montada sob o piso da bagageira, e com uma capacidade útil de 21,22 kWh, uma autonomia zero emissões acima dos 100 km.

Com melhores atributos técnicos

Comparado com o Classe E standard, este AMG E 53 conta com uma carroçaria com maior rigidez torcional, discos de travão maiores e quatro rodas direccionais, tudo de série, além de um sistema de tracção integral totalmente variável e suspensão adaptativa com amortecimento variável. Com a maior curiosidade a residir, contudo, no facto do eixo dianteiro ser ligeiramente mais largo que na versão convencional.

Já no capítulo estético, um visual ligeiramente mais agressivo, fruto de guarda-lamas dianteiros mais largos, uma grelha frontal retroiluminada e dois conjuntos de ponteiras de escape.

Para já ainda sem preços definidos, este novo Mercedes-AMG E 53 deverá iniciar comercialização durante o presente ano de 2024 e, muito provavelmente, ainda antes da chegada do topo de gama E 63. O qual apresentar-se-á, diga-se, já sem o estatutário V8, mas com um mais "modesto" seis cilindros em linha…